Categoria Economia  Noticia Atualizada em 11-11-2008

Dejetos radioativos chegam ao destino final na Alemanha
Comboio de dejetos radioativos alem�es tratados na Fran�a chegou na noite de ontem ao destino final, no centro de armazenamento de Gorleben
Dejetos radioativos chegam ao destino final na Alemanha
Foto: Wolfgang Rattay/Reuters

BERLIM, 11 Nov 2008 (AFP) - O comboio de dejetos radioativos alem�es tratados na Fran�a chegou na noite de segunda-feira ao destino final, no centro de armazenamento de Gorleben, norte da Alemanha, apesar dos protestos de militantes antinucleares.

O trem saiu na sexta-feira � noite do oeste da Fran�a e chegou ao destino alem�o pouco depois da meia-noite, segundo a pol�cia local.

Em conseq��ncia da maior mobiliza��o antinuclear organizada em muitos anos no pa�s, a viagem durou quase 80 horas. O �ltimo comboio do tipo, h� dois anos, fez o mesmo percurso em 58 horas.

A pol�cia alem� foi obrigada a retirar na segunda-feira, de forma pac�fica, quase 1.000 manifestantes posicionados diante do centro de armazenamento de Gorleben.

Este � o 11� trem que transporta para a Alemanha res�duos radioativos vitrificados que saem das centrais alem�es e s�o tratados em Hague (oeste da Fran�a).

Em toda a Alemanha foram mobilizados 16.000 policiais, 10.000 deles na regi�o de Gorleben.

Dejetos radioativos chegam ao destino final na Alemanha.

Comboio de dejetos radioativos alem�es tratados na Fran�a chegou na noite de ontem ao destino final, no centro de armazenamento de Gorleben, norte da Alemanha, apesar dos protestos de militantes antinucleares; em conseq��ncia da maior mobiliza��o antinuclear organizada em muitos anos no pa�s, a viagem durou quase 80 horas.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir