Categoria Policia  Noticia Atualizada em 11-11-2008

Ex-presidente de Taiwan é preso por suspeita de corrupção
O ex-presidente de Taiwan Chen Shui-bian, mostra as mãos algemadas enquanto é conduzido para o tribunal distrital de Taipei, em Taiwan.
Ex-presidente de Taiwan é preso por suspeita de corrupção
Foto: Reuters

colaboração para a Folha Online
O ex-presidente de Taiwan Chen Shui-bian foi preso nesta terça-feira por suspeita de envolvimento em corrupção e lavagem de dinheiro, informou o porta-voz da Promotoria Anticorrupção, Chen Yun-nan. O órgão pediu que o ex-presidente fosse mantido em custódia até o julgamento.

A detenção aconteceu depois de mais de seis horas de interrogatório e em um ambiente de tensão entre os partidários e opositores de Chen, reunidos nos arredores da Promotoria.

Chen, em um discurso emocionado antes do interrogatório, afirmou que sua prisão se deu "por ordem do presidente Ma Ying-jeou", que, segundo ele, quer apaziguar a ira da liderança chinesa contra sua postura independentista. Taiwan, uma Província da China, possui autonomia e um governo independente, mas sofre pressão da China para sua efetiva anexação política.

"Sou o obstáculo principal para a união planejada pelo governista Partido Kuomintang [KMT] e o Partido Comunista da China [PCCh]", disse Chen, antes de finalizar seu pronunciamento com vivas a Taiwan e à independência da ilha.

Chen ficou no poder até maio, sendo eleito em 2000 e reeleito em 2004. Quando deixou o cargo, já tinha sofrido denúncias por corrupção, que envolviam também sua mulher. Em 2006 ele foi citado como suspeito em uma investigação sobre o suposto mau uso de US$ 443 mil (R$ 963 mil) de recursos públicos. O processo não avançou na época, já que a Presidência garantia imunidade a Chen Shui-bian.

Independência

Analistas temem que a detenção de Chen provoque distúrbios por parte de grupos independentistas que considerem que sua detenção seja motivada politicamente. O ex-presidente taiwanês mobilizou nas últimas semanas uma forte atividade política, com discursos nos quais pede a criação urgente de uma Taiwan totalmente independente da China.

Boa parte da população taiwanesa rejeita fortemente a influência da China sobre a ilha. Na semana passada, fortes protestos marcaram a visita de um alto funcionário do governo da China, Chen Yunlin. O representante chinês foi à ilha para celebrar acordos econômicos, e o presidente Ma Ying-jeou se esforçou para afastar rumores de que estava disposto a submeter Taiwan à China novamente depois de quase 60 anos de autonomia.

Apesar de ser uma Província chinesa, Taiwan é governada separadamente com autonomia desde o fim de um conflito civil, em 1949, apesar de Pequim ainda considerar a ilha parte de seu território e ameaçar recuperá-la à força.

Com Efe e France Presse

Ex-presidente de Taiwan é preso por suspeita de corrupção.

O ex-presidente de Taiwan Chen Shui-bian, mostra as mãos algemadas enquanto é conduzido para o tribunal distrital de Taipei, em Taiwan.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir