Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-11-2008

Austrália inaugura sistema de monitoramento de tsunamis
O presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyono, ao lado do secretário de estado do parlamento alemão Thomas Rachel, examina maquete de sistema de monitoramento de tsunamis
Austrália inaugura sistema de monitoramento de tsunamis
Foto: Reuters

PHIL MERCER
da BBC Brasil, em Sydney
A Austrália colocou em operação um sistema de alerta para tsunamis que, os especialistas esperam, seja parte de uma rede que vai do Oceano Índico ao Pacífico.

O projeto custou US$ 46 milhões e começou a ser elaborado seis meses depois do tsunami asiático de 2004 que matou mais de 200 mil pessoas.

O Centro Australiano de Alerta de Tsunami vai fornecer, juntamente com a Índia, um sistema regional de monitoramento para 29 países com costa para o Oceano Índico.

A Indonésia, que foi uma das regiões mais atingidas pelo tsunami de quatro anos atrás, terá seu próprio mecanismo de alerta em funcionamento até o final do ano.

Detalhamento

O projeto australiano tem como base um sistema de alta tecnologia de bóias conectadas a sensores de pressão colocados no fundo do mar.

Cinco delas estão localizadas no noroeste da Austrália, ao sul da Indonésia, e outras foram colocadas na direção da costa leste do continente, no Oceano Pacífico.

Barry Drummond, do projeto Geoscience Australia, disse que o novo sistema vai dar informações precisas sobre o risco de ondas gigantescas. Segundo ele, ao invés de dizer que um tsunami está a caminho e que ele pode ter impacto na costa de um determinado Estado, o centro de informações agora está capacitado para dizer quais pontos ao longo da costa são os mais suscetíveis.

Em alguns pontos a ameaça pode ser maior para o que estiver na água, como banhistas e barcos em regiões de baía, por exemplo, disse Drummond.

"Há muito mais detalhamento. Ele (o sistema) permite que não se alerte demais e garante que não se alerte de menos", afirmou.

O equipamento de monitoramento permite que os cientistas identifiquem a localização de um terremoto, sua profundidade e sua intensidade.

O sistema australiano também vai fornecer informações essenciais sobre o nível do mar e abalos sísmicos para países que são ilhas vulneráveis no Oceano Pacífico e para as autoridades no Japão.

Austrália inaugura sistema de monitoramento de tsunamis.

O presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyono, ao lado do secretário de estado do parlamento alemão Thomas Rachel, examina maquete de sistema de monitoramento de tsunamis, em Jacarta, Indonésia. A Austrália também desenvolveu um sistema com a mesma finalidade.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir