Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-11-2008

Lula diz que não espera muito da reunião do G20 em Washington
Primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, recebeu o presidente Lula em Roma
Lula diz que não espera muito da reunião do G20 em Washington
Foto: Ettore Ferrari/Efe

da Reuters, em Roma
com Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que não espera muitos resultados da reunião de chefes de Estados dos países integrantes do G20, que ocorre neste fim de semana em Washington para discutir a crise financeira global.

"Nós ainda não temos o diagnóstico perfeito das causas da crise e não esperamos muito desse encontro", afirmou Lula durante um encontro de sindicatos italianos em Roma.

"Será o primeiro encontro, é um início promissor", classificou Lula. Ele afirmou que tem satisfação por saber do consenso de que o G20 possa substituir o G8 (sete países mais ricos do mundo mais a Rússia) como principal fórum de debate sobre a crise. Segundo Lula, o mundo precisa de novas instituições multilaterais, já que as atuais "falharam".

"E também não será apenas o G20 que vai tomar decisões. É importante que a gente tenha consciência de que somos grandes, mas é preciso ouvir os outros países do mundo para que eles possam compartilhar da construção de uma nova dinâmica da economia mundial", disse Lula em seu discurso.

De acordo com informações da Agência Brasil, o presidente falou para uma platéia de mais de 1.000 sindicalistas e quebrou o protocolo ao cumprimentar muitas pessoas na saída do evento.

Após o evento, Lula, que iniciou na segunda-feira uma visita oficial de três dias à Itália, foi recebido pelo primeiro-ministro, Silvio Berlusconi. Ainda nesta terça será recebido pelos presidentes do Senado e da Câmara de Representantes, Renato Schifani e Gianfranco Fini, respectivamente.

Jogadores brasileiros do Milan também participaram, entre eles Kaká, Dida, Ronaldinho Gaúcho, Pato e Emerson, além do ex-jogador e dirigente do Milan, Leonardo.

Lula será recebido na manhã de quarta-feira no Vaticano em uma audiência privada com o papa Bento 16. Uma delegação de ministros brasileiros se reunirá paralelamente com o número dois do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone. Encerrada a visita à Itália, Lula viajará para os Estados Unidos para participar, no próximo sábado, da cúpula do G20.

Lula diz que não espera muito da reunião do G20 em Washington.

Primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, recebeu o presidente Lula em Roma.

Lula cumprimenta o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi; em Roma, os líderes de Brasil e Itália discutirão acordos bilaterais.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir