Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-11-2008

Candidato laico vence e tira ultra-ortodoxos da Prefeitura
O candidato laico Nir Barkat (fazendo sinal de "positivo") comemora o resultado das elei��es � Prefeitura de Jerusal�m. Ele venceu o candidato ultra-ortodoxo Meir Porush.
Candidato laico vence e tira ultra-ortodoxos da Prefeitura
Foto: Michal Fattal/EFE

Antonio Pita.

Jerusal�m, 12 nov (EFE).- O candidato laico Nir Barkat, um bem-sucedido homem de neg�cios, tirou dos ultra-ortodoxos a Prefeitura de Jerusal�m ao vencer as elei��es municipais realizadas na �ltima ter�a em Israel, cujos resultados foram anunciados hoje.

Barkat, que concorreu como independente, recebeu 52% dos votos, enquanto o ultra-ortodoxo Meir Porush (do partido Juda�smo Unificado da Tor� e representante da continuidade da administra��o do atual prefeito de Jerusal�m, Uri Lupolianski), teve que se conformar com 43% dos sufr�gios.

O terceiro candidato em disputa, o milion�rio Arcadi Gaydamak, do rec�m-criado partido Justi�a Social, recebeu apenas 3,6% de apoio.

Por sua parte, o m�sico Dan Biron ficou com apenas 1% dos votos, com seu Partido da Folha Verde, defensor da legaliza��o da maconha.

"A partir desta manh�, sou prefeito de todos os jerosolimitanos", disse o prefeito eleito ao anunciar sua vit�ria com a metade dos votos apurados, informou a imprensa.

Barkat, de 49 anos e empres�rio do setor de alta tecnologia e inform�tica, tinha se apresentado ao eleitorado como um defensor da modera��o, do laicismo e da modernidade, ante a crescente popula��o fundamentalista judaica.

Sua principal promessa foi dinamizar a economia da cidade gra�as a sua experi�ncia nos neg�cios.

Sua posi��o teve apoios muito d�spares como o do Partido Trabalhista, o da legenda de esquerda pacificista Meretz e o dos ultranacionalistas do Israel � Nosso Lar, que n�o apresentaram candidato.

Alguns formaram a alian�a por pragmatismo, para tirar os ultra-ortodoxos da Prefeitura de Jerusal�m, enquanto a direita decidiu apoiar Barkat por sua rejei��o a compartilhar a cidade com os palestinos, que exigem fixar em Jerusal�m Oriental a capital de seu futuro Estado.

Barkat saiu do partido governista Kadima por diverg�ncias neste ponto com alguns companheiros de legenda.

H� poucos dias, Barkat foi a Anata, em Jerusal�m Oriental, acompanhado de dois importantes defensores da constru��o de assentamentos judaicos, como o diretor da Elad, uma organiza��o cujo objetivo declarado � judaizar a antiga cidadela murada, de maioria �rabe.

Em seu discurso desta manh�, o prefeito eleito, ex-p�ra-quedista, destacou que Jerusal�m � a "capital eterna do povo judeu" e que "pertence � esquerda e � direita, aos religiosos e aos seculares".

Barkat superou assim a derrota das elei��es municipais de 2003, quando perdeu para Lupolianski, apesar de ter sido considerado favorito.

O resultado tamb�m � uma radiografia da cidade: uma tensa divis�o entre religiosos e laicos, uma esquerda desaparecida em combate e unanimidade entre os dois principais candidatos sobre a "indivisibilidade" de Jerusal�m.

A popula��o laica que apoiou Barkat v� majoritariamente os fundamentalistas judeus como um empecilho para o desenvolvimento da cidade por se dedicarem a estudar a Tor� e o Talmude e viverem de subs�dios pagos por impostos.

A participa��o eleitoral chegou a 41% em Jerusal�m, 1 ponto percentual acima da m�dia de Israel, onde foram eleitos prefeitos e vereadores para os pr�ximos cinco anos em 159 cidades, localidades e povoados.

Como � habitual, a grande maioria dos 230 mil palestinos de Jerusal�m (um ter�o da popula��o) ignorou a consulta, em linha com os apelos da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que considera o exerc�cio do direito ao voto uma legitima��o da ocupa��o israelense sobre toda a cidade.

O pleito municipal aconteceu tr�s meses antes das elei��es gerais de Israel, em 10 de fevereiro.

Em Tel Aviv, o prefeito Ron Huldai foi reeleito para cumprir seu terceiro mandato nos pr�ximos cinco anos, ao receber a metade dos votos, em compara��o ao 34% de Dov Khenin, do partido comunista Hadash.

Candidato laico vence e tira ultra-ortodoxos da Prefeitura de Jerusal�m.

O candidato laico Nir Barkat (fazendo sinal de "positivo") comemora o resultado das elei��es � Prefeitura de Jerusal�m. Ele venceu o candidato ultra-ortodoxo Meir Porush.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir