Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-11-2008

Arcebispo russo diz que Fidel Castro está "lúcido, mas fraco
Fidel Castro com o arcebispo Kirill Gundajaev na nova Igreja Ortodoxa russa de Havana; o arcebispo afirmou que Fidel está "lúcido, mas fraco".
Arcebispo russo diz que Fidel Castro está
Foto: EFE

colaboração para a Folha Online

O arcebispo Kirill Gundajaev, da Igreja Ortodoxa russa, afirmou que o ex-ditador cubano Fidel Castro "está lúcido, mas fraco" depois de sua visita à ilha para a inauguração de uma catedral em Havana.

A visita de Gundajaev, em 20 de outubro, fez com que Castro aparecesse em público pela primeira vez depois de dez meses. A aparição foi registrada por uma fotografia em que Fidel aparece magro e vestido com roupas esportivas --semelhante a quando apareceu fotografado pela última vez em janeiro com o presidente Lula, em sua visita a Cuba.

Gundajaev disse, citado pelo jornal "El Nuevo Herald", que a inauguração da catedral ortodoxa no centro da capital cubana é um "acontecimento histórico" e afirmou que o evento inaugura uma "nova página das relações" entre Cuba e Rússia.

"Quatro anos atrás, com o apoio do comandante-em-chefe Fidel Castro, pusemos a primeira pedra [da Catedral de Nuestra Santa Señora de Kazan] e passados quatro anos ela está construída", disse o arcebispo.

A imagem do encontro foi publicada no site em inglês do Patriarcado de Moscou da Igreja.
O site da igreja diz que Kirill e Fidel discutiram as relações internacionais e vários problemas atuais, como a crise financeira. Ele ainda teria dito que a religião é importante para desenvolver o diálogo entre Rússia e Cuba.

A visita do clérigo foi amplamente noticiada pela imprensa local, inclusive com fotos dele com o presidente de Cuba, Raúl Castro. Imagens de Fidel com o arcebispo, porém, não haviam sido divulgadas.

A imagem foi divulgada pela primeira vez na internet pelo historiador cubano Emilio Ichikawa, que a colocou em seu blog na tarde de segunda-feira (10). "Na verdade, fui sortudo porque um leitor me alertou sobre a existência da foto", disse Ichikawa, colunista do "El Nuevo Herald".

Logo depois, a foto foi publicada por outros jornais dedicados a notícias de Cuba e pelo programa de televisão "María Elvira Live", na segunda-feira.

Com cinco cúpulas douradas, a catedral ocupa área de 1.200 metros quadrados e fica de frente ao mar.

Fidel Castro deixou a Presidência de Cuba no início deste ano depois de quase meio século no poder. Ele renunciou no dia 19 de fevereiro após anunciar que estava doente. Apesar do irmão Raúl Castro ter assumido o comando da ilha, Fidel continuaria como conselheiro do governo.

Arcebispo russo diz que Fidel Castro está "lúcido, mas fraco".

Fidel Castro com o arcebispo Kirill Gundajaev na nova Igreja Ortodoxa russa de Havana; o arcebispo afirmou que Fidel está "lúcido, mas fraco".


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir