Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-11-2008

PM contém tumulto em escola de SP
Fidel Castro com o arcebispo Kirill Gundajaev na nova Igreja Ortodoxa russa de Havana; o arcebispo afirmou que Fidel está "lúcido, mas fraco".
PM contém tumulto em escola de SP
Foto: Alex Almeida/Folha Imagem

FERNANDA PEREIRA
Colaboração para a Folha Online

A Polícia Militar precisou ser acionada na manhã desta quarta-feira para conter um tumulto promovido pelos alunos da escola estadual Amadeu Amaral, no Belenzinho (zona leste de São Paulo). Durante a confusão, os estudantes depredaram a unidade, e um adolescente sofreu ferimentos leves.

Os pais e funcionários da unidade afirmam que as brigas e depredações são comuns. De acordo com Leandra Firmino, 34, mãe de duas alunas --de 12 e de 14 anos--, são constantes as brigas na escola. "Os alunos são terríveis, e a direção não tem controle nenhum sobre eles", afirmou.

Outra mãe de aluno, Neide Catarina Nascimento, 46, procurava o filho em frente à escola por volta das 15h. Ela dizia que o garoto não havia voltado para casa após o tumulto ocorrido pela manhã e afirmou que, freqüentemente, os problemas na escola resultam em reunião de pais. "Eles [alunos] quebram carteiras, prendem professores nas salas de aulas e jogam papéis nos funcionários."

Uma funcionária da escola esteve no 81º DP (Belém) para acompanhar um aluno que se feriu durante a confusão e estava sem os pais. Ela pediu para não ser identificada e disse que as brigas e depredações são comuns, sendo necessário recorrer à polícia regularmente.

Briga

A PM foi acionada por volta das 10h30 desta quarta, quando os estudantes depredavam o interior da escola.

Segundo o capitão Alexandre Marcus de Oliveira, comandante da 4ª Companhia do 8º Batalhão da PM, oito policiais foram enviados para conter cerca de 120 alunos, que atiravam carteiras do segundo andar do prédio e brigavam entre si.

A confusão teria começado com a briga duas meninas --uma de 18 anos e outra de 15. A de 18 afirmou que o desentendimento entre elas já ocorria havia algum tempo e admitiu que desavença teria levado à confusão de hoje.

A mãe da adolescente disse que a filha teve que dormir na escola para evitar um grupo que a ameaçava, no fim da tarde de ontem. A mãe disse que a garota seguiu orientação da direção da escola e que não foi informada com antecedência. Já a funcionária da escola ouvida pela Folha Online nega a versão e diz que a menina passou a noite na unidade sem conhecimento da administração.

Punição

A direção da escola deverá identificar os alunos que participaram da depredação e acionar o Conselho de Escola, que reúne pais e educadores, para analisar a possível expulsão ou transferência dos envolvidos.

Os danos causados pelos alunos ainda são avaliados. Enquanto isso, as aulas permanecem suspensas.

"A secretaria lamenta qualquer agressão contra alunos e professores. A direção da escola tomou a atitude correta de acionar a polícia para conter os alunos envolvidos no caso", informou a pasta, em nota.

PM contém tumulto em escola de SP; pais e funcionários reclamam de violência.

A Polícia Militar precisou ser acionada na manhã desta quarta-feira para conter um tumulto na escola estadual Amadeu Amaral, no Belenzinho (zona leste de São Paulo); estudantes atiraram carteiras do segundo andar do prédio e brigaram entre si.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir