Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-11-2008

Colombianos que caíram em golpes de pirâmide protestam
Milhares de colombianos que caíram em golpes financeiros protestam nas ruas de Popayan, no departamento de Cauca, na Colômbia.
Colombianos que caíram em golpes de pirâmide protestam
Foto: Luis Robayo/AFP

Milhares de colombianos que caíram em golpes financeiros realizaram protestos violentos em nove cidades do país na quarta-feira.

A polícia colombiana está investigando diversas empresas cujos diretores desapareceram nos últimos meses com o dinheiro de seus clientes. As firmas financeiras promoviam "esquemas de pirâmide", em que pessoas depositavam dinheiro sob a promessa de receber lucros de até 150%.

Inicialmente, os pagamentos prometidos eram feitos aos clientes, encorajando novos depósitos. Mas depois de algum tempo, muitas empresas começaram a desaparecer com o dinheiro dos clientes, muitos de origem humilde e com pouca renda.

A polícia investiga uma possível relação entre o esquema de pirâmide e a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

O vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos, alertou a população para evitar esquemas de pirâmide.

"Quando alguém promete dobrar seu dinheiro em seis meses, eles estão tentando enganar vocês. Nada é de graça neste mundo e isso não vai mudar", disse o vice-presidente.

Bilhetes debochados Na quarta-feira, milhares de clientes dessas empresas foram às ruas e chegaram a entrar em confronto com a polícia. A polícia teve de usar gás lacrimogêneo para controlar as multidões que invadiram as ruas.

Em Santander de Quilichao, os donos de uma empresa ligada aos golpes desapareceram e deixaram um bilhete na porta da financeira debochando dos clientes que foram enganados.

"Agora, por terem sido burros e acreditado em magia negra, vocês vão ter de trabalhar muito mais para recuperar o dinheiro que nos deram", dizia o recado.

Em outro escritório, os golpistas também deixaram um recado: "Nós desejamos um triste Natal e um vergonhoso Ano Novo".

Em Popayan, no departamento de Cuca, duas mil pessoas chegaram a invadir um escritório da financeira que aplicou o golpe. Em Pasto, no departamento de Narino, a televisão local mostrou imagens de clientes invadindo várias empresas.

Em Pereira, no departamento de Risaralda, a polícia prendeu dois homens que tentavam fugir de um escritório da empresa com uma mala cheia de dinheiro. Eles chegaram a oferecer uma das malas à polícia como suborno.

Acredita-se que eles sejam os responsáveis por um dos golpes. Segundo o correspondente da BBC em Medellín, os dois estão sob custódia em um lugar seguro, já que existe a ameaça de que possam ser linchados.

Colombianos que caíram em golpes de pirâmide protestam nas ruas.

Milhares de colombianos que caíram em golpes financeiros protestam nas ruas de Popayan, no departamento de Cauca, na Colômbia.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir