Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-11-2008

Obama promete recuperar aos EUA sua "estatura moral"
Rec�m-eleitos membros do Congresso norte-americano em frente ao Capit�lio, em Washington.
Obama promete recuperar aos EUA sua
Foto: Reuters/Jim Young

da Folha Online

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu reconstruir "a estatura moral" dos Estados Unidos no mundo em sua primeira entrevista desde que ganhou a disputa para a Casa Branca. Obama disse que pretende retirar as tropas americanas do Iraque, melhorar a situa��o no Afeganist�o e fechar a pris�o em Guant�namo, em entrevista ao programa "60 Minutes", da rede americana CBS, que foi ao ar neste domingo (16).

"Eu vou me certificar de que n�s n�o vamos torturar", afirmou o presidente eleito. Obama tamb�m prometeu fazer "o que for necess�rio" para estabilizar a economia americana, com ajudas financeiras � ind�stria automobil�stica e a mutu�rios.

Segundo a correspondente da BBC em Washington Sarah Morris, Obama estava relaxado durante a entrevista � CBS. Ele respondeu perguntas sobre seguran�a nacional, economia e sobre futuros cargos no seu governo, que come�a no dia 20 de janeiro.

Obama disse que uma das suas prioridades � montar logo uma equipe para lidar com a seguran�a nacional, "porque per�odos de transi��o s�o potencialmente tempos de vulnerabilidade a ataques terroristas".

Quando questionado sobre a promessa de retirada do Iraque, ele disse que assim que ele assumir o governo vai "chamar os chefes das For�as Armadas, o aparato de seguran�a nacional, para come�ar a executar um plano para reduzir as tropas". "Particularmente � luz dos problemas que n�s estamos enfrentando no Afeganist�o, que continuam a piorar. N�s precisamos melhorar esses esfor�os", disse.

Obama disse que outra prioridade seria "acabar com a Al Qaeda de uma vez por todas" e capturar ou matar Osama bin Laden. Ele confirmou que pretende fechar a pris�o de Guant�namo e "nos certificar de que n�s n�o torturamos". "Isso � essencial no esfor�o para reconquistar a estatura moral dos Estados Unidos no mundo", disse Obama.

O presidente eleito disse que discutiu com seus assessores formas de reanimar a economia e criar empregos. Uma das medidas planejadas � um pacote de est�mulo para o setor automobil�stico e para mutu�rios. Segundo ele, o consenso entre economistas, tanto na direita como na esquerda, � de que "n�s vamos ter de gastar dinheiro agora" para reaquecer a economia.

"E que n�s n�o devemos nos preocupar com o d�ficit no pr�ximo ano ou mesmo no ano seguinte; que no curto prazo a coisa mais importante � evitarmos o agravamento da recess�o."

Ele confirmou ter se encontrado com sua ex-rival do Partido Democrata, Hillary Clinton, mas n�o comentou as especula��es de que ela seria secret�ria de Estado no seu governo. Ele prometeu que o Partido Republicano ter� alguma representa��o.

Cachorro

Na �ltima parte da entrevista, Obama falou ao lado de sua mulher, Michelle Obama, que comentou sobre suas prioridades como primeira-dama e sobre as press�es que a fam�lia sofrer� quando se mudar para a Casa Branca.

Ela disse que est� feliz de se mudar para Washington, onde a fam�lia vai finalmente voltar a morar junta, depois de 18 meses em que Obama passou viajando pelos Estados Unidos, em campanha. "O principal foco para o primeiro ano ser� certificar-se de que as crian�as consigam passar pela transi��o. Mas h� muitos temas com os quais eu me preocupo profundamente", disse. "Eu me preocupo com fam�lias de militares e a quest�o do balan�o entre trabalho e fam�lia."

Ela disse tamb�m que as duas filhas do casal, Malia e Sasha, ter�o de esperar mais dois meses para ganhar o cachorro que lhes foi prometido por Obama no discurso de vit�ria.

"N�s estamos em modo de espera no "front" do cachorro. Porque o combinado sobre o cachorro � de que n�s apenas pegar�amos um depois que nos mud�ssemos. Porque como donos respons�veis, eu n�o acho que seria bom pegar um cachorro no meio da transi��o", disse ela.

"N�s fechamos esse neg�cio com as crian�as antes que o resto dos Estados Unidos ficasse sabendo. Ent�o elas est�o bem com isso."

Obama promete recuperar aos EUA sua "estatura moral".

Rec�m-eleitos membros do Congresso norte-americano em frente ao Capit�lio, em Washington.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir