Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-11-2008

Professores do Rio Grande do Sul entram em greve
Um grupo de cerca de 60 estudantes das Escolas Prot�sio Alves e Em�lio Massot realizaram na manh� desta segunda (17) protesto na esquinas das avenidas Ipiranga e Erico Ver�ssimo, em Porto Alegre
Professores do Rio Grande do Sul entram em greve
Foto: J�lio Cordeiro/Ag�ncia RBS

GRACILIANO ROCHA
da Ag�ncia Folha, em Porto Alegre

A pouco mais de um m�s para o final do ano letivo, professores do Rio Grande do Sul deflagraram greve nesta sexta-feira pela ado��o do piso nacional de R$ 950 para a rede p�blica. A paralisa��o poder� atingir 1,3 milh�o de estudantes das 2.686 escolas estaduais.

A governadora Yeda Crusius (PSDB) entrou com uma a��o direta de constitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) tentando derrubar o piso nacional.

"A responsabilidade pelo ano letivo � do governo, que � intransigente, e enviou um projeto que � contra o piso nacional, sem discutir com ningu�m", disse Rejane Oliveira, presidente da entidade que re�ne os professores.

Os grevistas percorreram nesta sexta ruas do centro de Porto Alegre e realizaram ato p�blico em frente ao Pal�cio Piratini (sede do governo). Em cima de um carro de som, o presidente da Comiss�o de Educa��o do Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF), discursou em defesa do piso nacional e criticou o governo estadual.

Yeda n�o pretende ceder � reivindica��o do sindicato. A tucana classificou a greve como "rompimento unilateral" dos professores e prometeu descontar o sal�rio de quem n�o for trabalhar.

"Fizemos um decreto para permitir total liberdade de manifesta��o de greve, que est� dentro da lei. Agora, dentro da lei, greve significa corte de ponto", disse a governadora.

O piso nacional, que dever� vigorar a partir de 2010, prev� R$ 950 como sal�rio b�sico, sobre o qual devem incidir todos os adicionais.

Professores do Rio Grande do Sul entram em greve.

Um grupo de cerca de 60 estudantes das Escolas Prot�sio Alves e Em�lio Massot realizaram na manh� desta segunda (17) protesto na esquinas das avenidas Ipiranga e Erico Ver�ssimo, em Porto Alegre; eles pedem o fim do projeto enviado � Assembl�ia pelo governo do Estado que regula o novo piso salarial dos professores.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir