Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-11-2008

Obama e McCain prometem trabalhar juntos pelos EUA
O presidente eleito nos EUA, Barack Obama, encontra-se com o senador e ex-candidato � Casa Branca, John McCain, no escrit�rio de transi��o de Obama em Chicago.
Obama e McCain prometem trabalhar juntos pelos EUA
Foto: Reuters

O presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama disse que ele e seu ex-rival de campanha John McCain planejam trabalham juntos para "consertar o pa�s". Os dois se reuniram pela primeira vez, nesta segunda-feira, no escrit�rio de transi��o de Obama, em Chicago.

Reuni�es entre o vencedor da elei��o presidencial e seu advers�rio s�o rar�ssimas nos Estados Unidos. Al�m de pol�tica, sabe-se que Obama e McCain conversaram rapidamente sobre futebol americano. O democrata tamb�m foi visto fazendo uma piadinha sobre a imprensa de Chicago.

Rahm Emanuel, futuro chefe-de-gabinete da Casa Branca, e o senador republicano Lindsey Graham , amigo de McCain, tamb�m participaram do encontro, que n�o teve a participa��o da imprensa. Graham defendeu Emanuel quando o partido republicano criticou sua escolha para chefe de gabinete do governo Obama.

Obama afirmou, antes do encontro, que ele e McCain "podem fazer algo em conjunto para consertar os Estados Unidos". Al�m disso, o presidente eleito agradeceu o republicano pelo excelente servi�o que McCain vem fazendo pelo pa�s.

Quando perguntado se pretende ajudar a administra��o Obama, McCain respondeu com um curto "obviamente".

Especialistas diziam que Obama n�o ofereceria um cargo a McCain. O democrata, no entanto, j� havia dito em uma entrevista concedida ao programa "60 Minutes", que nomearia ao menos um republicano no seu gabinete.

O presidente eleito gosta de se comparar neste sentido ao ex-presidente republicano Abraham Lincoln, que se esfor�ou, a partir de 1861, para manter a unidade do pa�s, durante uma sangrenta guerra civil marcada pelo confronto entre Norte e Sul.

No mesmo programa, Obama afirmou que havia se reunido com a ex-rival de partido Hillary Clinton, mas n�o confirmou se ofereceu um cargo � senadora. Hillary � cotada para se tornar secret�ria de Estado. Segundo fontes do governo, Obama estaria investigando as finan�as dos Clinton, antes de fazer a proposta oficial.

Iraque
Um dos principais conselheiros de McCain, citado nesta segunda-feira pelo Wall Street Journal, frisou que o republiano vai aproveitar a reuni�o com Obama para tentar convencer o ex-advers�rio democrata a n�o precipitar a retirada das tropas americanas do Iraque.

O veterano da guerra do Vietn� � contr�rio a uma retirada precipitada do pa�s �rabe, que teria para ele um sabor de derrota.

Domingo, Obama insistiu na necessidade de instalar rapidamente sua equipe de seguran�a nacional, lembrando que o pa�s est� mais vulner�vel a eventuais ataques terroristas neste per�odo de transi��o.

*Com informa��es das ag�ncias internacionais

Obama e McCain prometem trabalhar juntos pelos EUA.

O presidente eleito nos EUA, Barack Obama, encontra-se com o senador e ex-candidato � Casa Branca, John McCain, no escrit�rio de transi��o de Obama em Chicago.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir