Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2008

Rebelião congolesa anuncia recuo de 40 km em duas frentes
Homem joga vôlei em um campo de refugiados em Bulengo, próximo à Goma, na República Democrática do Congo
Rebelião congolesa anuncia recuo de 40 km em duas frentes
Foto: Karel Prinsloo/AFP

KINSHASA, 18 Nov 2008 (AFP) - A rebelião congolesa liderada por Laurent Nkunda anunciou nesta terça-feira um recuo unilateral de 40 km em duas frentes do leste da República Democrática do Congo (RDC, ex-Zaire) e pediu à ONU que garanta a segurança daz zonas de separação.

"Decidiu-se que o Congresso Nacional de Defesa do Povo (CNDP, rebelião) realizará um recuo unilateral de suas tropas em uma distância de 40 km tanto no eixo Kanyabayonga-Nyanzale como no eixo Kabasha-Kiwanja", informou a rebelião em um comunicado.

A decisão foi tomada durante uma reunião do birô político do CNDP na terça-feira Jomba (leste), precisa o texto.

A rebelião pediu, por outro lado, à Missão das Nações Unidas na RDC (Monuc) que "se encarregue da segurança nessas zonas de separação e garanta que nenhuma outra força as ocupe porque tal ocupação anularia imediatamente a decisão de retirada do CNDP".

A Monuc informou, por sua parte, que nesta terça-feira explodiram combates entre o Exército congolês e membros da milícia pró-governamental Mai-Mai perto da cidade estratégica de Kanyabayonga, no leste do país.

Contactado pela AFP em Kinshasa, o chefe das milícias pró-governamentais, o general Lafontaine, confirmou estes choques explicando que foram resultados de um "trágico erro".

Rebelião congolesa anuncia recuo de 40 km em duas frentes.

Homem joga vôlei em um campo de refugiados em Bulengo, próximo à Goma, na República Democrática do Congo. A rebelião congolesa liderada por Laurent Nkunda anunciou nesta terça-feira um recuo unilateral de 40 km em duas frentes do leste.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir