Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-11-2008

Manifestantes protestam em frente ao STF
Integrantes do PSOL fazem manifesta��o de apoio ao delegado da Opera��o Satiagraha da PF, Prot�genes Queiroz
Manifestantes protestam em frente ao STF
Foto: Valter Campanato/ABr

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Bras�lia

Cerca de 50 manifestantes do PSOL realizaram nesta quarta-feira um protesto em frente � sede do STF (Supremo Tribunal Federal) em apoio ao delegado Prot�genes Queiroz, que comandou a Opera��o Satiagraha, da Pol�cia Federal.

O partido argumenta que houve uma invers�o de valores no epis�dio, uma vez que Prot�genes, ao inv�s de ter sua conduta questionada, deveria ser exaltado pela Pol�cia Federal ao determinar a pris�o do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, e dos demais acusados de irregularidades reveladas pela Satiagraha.

"Estamos preocupados porque vimos uma verdadeira invers�o de valores. Os que investigaram, colheram provas, est�o sendo agora punidos. � o caso do delegado Prot�genes e do juiz Fausto De Sanctis [da 6� Vara Federal Criminal]. Queremos a pris�o do banqueiro Daniel Dantas, isso � uma quest�o de honra para o Brasil", disse a l�der do PSOL na C�mara, deputada Luciana Genro (RS), em discurso durante a manifesta��o.

Segundo a deputada, os supostos excessos cometidos por Prot�genes durante as investiga��es n�o s�o suficientes para questionar a sua conduta ou afast�-lo das investiga��es. "Fala-se que ele cometeu equ�vocos ou escutas ilegais. Nada disso � leg�timo para se anular as provas. Os que fraudaram devem ir para tr�s das grades. O ato � uma contribui��o para despertar a consci�ncia de todos os brasileiros", disse Genro.

O delegado n�o acompanhou a manifesta��o. O presidente do PSOL do Distrito Federal, Enrique Morales, disse que o STF foi escolhido para sediar o protesto porque o presidente do tribunal, Gilmar Mendes, agiu na defesa de Dantas ao longo da Opera��o Satiagraha.

"O ministro Gilmar Mendes j� concedeu dois habeas corpus em favor do Daniel Dantas e trabalhou para afastar o juiz. Desconfiamos que o ministro Mendes est� interessado na n�o-condena��o do banqueiro", afirmou.

Manifesta��o

Com faixas, cartazes e discursos, os manifestantes pediram a pris�o de Dantas e a perman�ncia de Prot�genes e De Sanctis nas investiga��es. Na semana passada, o PSOL protocolou representa��o na PGR (Procuradoria Geral da Rep�blica) para que sejam investigados os procedimentos adotados pelo delegado Amaro Vieira Ferreira, que investiga as supostas irregularidades da Satiagraha, e pelo diretor-geral da Pol�cia Federal, Luiz Fernando Corr�a, ao pedirem quebra de sigilo telef�nico para apurar sobre poss�vel vazamento de informa��es na Opera��o Satiagraha.

Prot�genes foi afastado da Satiagraha depois de ser acusado de vazar informa��es sobre as investiga��es e supostamente autorizar o uso de escutas clandestinas na opera��o. O juiz De Sanctis, por sua vez, foi respons�vel por decretar as duas pris�es tempor�rias de Dantas durante a Opera��o Satiagraha. O banqueiro foi solto, nas duas ocasi�es, ap�s habeas corpus concedidos pelo presidente do STF.

Na semana retrasada, o plen�rio do STF referendou os habeas corpus de Mendes com cr�ticas � PF e ao juiz --a quem os ministros acusaram de "insolente" por ter desrespeitado a primeira decis�o do STF, Corte de maior inst�ncia.

O partido cita ainda uma opera��o da PF que invadiu a resid�ncia de Prot�genes, apreendendo telefones e documentos, "numa clara tentativa de desmoralizar as investiga��es que colheram provas cabais contra o banqueiro". "N�o podemos calar diante da tentativa clara de absolver Dantas e desmoralizar os agentes p�blicos que se empenharam na busca de provas para demonstrar a corrup��o que envolve o imp�rio Daniel Dantas."

Manifestantes protestam em frente ao STF em apoio a Prot�genes.

Integrantes do PSOL fazem manifesta��o de apoio ao delegado da Opera��o Satiagraha da PF, Prot�genes Queiroz, e contra decis�es tomadas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, no caso que envolve o banqueiro Daniel Dantas.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir