Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-11-2008

Petrobras anuncia novas reservas no pré-sal do ES
Reservatórios estão entre 4.200 e 4.800 metros de profundidade. Reservas estimadas entre 1,5 bi e 2 bi de barris de óleo equivalente.
Petrobras anuncia novas reservas no pré-sal do ES
Foto: http://vidadecachorro.files.wordpress.com

A Petrobras anunciou em fato relevante nesta sexta-feira (21) que descobriu novas reservas de petróleo em reservatórios do pré-sal do Espírito Santo, localizados abaixo dos campos de óleo pesado na área do Parque das Baleias, no litoral do estado.

O comunicado da companhia informou que o óleo foi encontrado abaixo dos campos de Baleia Franca, Baleia Azul e Jubarte, com reservas estimadas entre 1,5 bilhão e 2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe).

De acordo com a estatal, os reservatórios estão entre 4.200 e 4.800 metros de profundidade a partir do nível do mar. Até agora já foram perfurados seis poços na seção pré-sal do Espírito Santo, todos eles com sucesso, destacou a companhia.

O óleo leve encontrado é de ótima qualidade (30 graus na classificação API). A estatal concluiu a perfuração de dois novos poços no litoral capixaba e comunicou à Agência Nacional de Petóleo (ANP), segundo fato relevante.

"Com as novas descobertas, o volume total de óleo estimado na área do Parque das Baleias, incluídos os reservatórios localizados acima e abaixo da camada de sal, já chega a aproximadamente 3,5 bilhões de barris de óleo", informou a estatal.

"Os excelentes resultados dessas duas perfurações, as ótimas respostas do teste de longa duração do poço pioneiro 1-ESS-103A e as facilidades logísticas já instaladas e em instalação na área levam a Petrobras a intensificar os estudos para acelerar a produção do pré-sal do Espírito Santo", disse a companhia em fato relevante assinado pelo diretor financeiro e de Relações com Investidores, Almir Barbassa.

Reservatórios estão entre 4.200 e 4.800 metros de profundidade.
Reservas estimadas entre 1,5 bi e 2 bi de barris de óleo equivalente.

Petrobras anuncia novas reservas no pré-sal do Espírito Santo.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir