Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2008

MEC divulga resultados do Enem 2008
MEC divulga resultados do Enem 2008 Leia!
MEC divulga resultados do Enem 2008

Bras�lia - Os resultados do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) de 2008 j� est�o dispon�veis para consulta na internet. Este ano, a m�dia nacional da prova objetiva do Enem foi de 41,69, em uma escala que vai de zero a cem. Na reda��o a nota foi 59,35. Cada participante pode acessar a p�gina do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para conferir o seu boletim individual de desempenho, que posteriormente ser� enviado ao candidato pelos Correios.

Em 2007, a m�dia nacional dos participantes foi de de 51,52 pontos na parte objetiva e de 55,99 na de reda��o. Entretanto, o Inep ressalta que os resultados do Enem n�o podem ser comparados ano a no em fun��o da metodologia da prova, que pode ter n�veis diferentes de dificuldade em cada edi��o.

"O Enem n�o � compar�vel no tempo, os resultados s� podem ser comparados em uma mesma edi��o, por exemplo entre um estado e outro. O Inep est� trabalhando para mudar essa metodologia, mas por enquanto n�o � poss�vel fazer uma evolu��o das notas ano a ano. Seria uma an�lise tecnicamente equivocada", afirmou o ministro da Educa��o, Fernando Haddad.

Dos 2,9 milh�es de participantes do Enem 2008, 56% conclu�ram o ensino m�dio em anos anteriores, s�o os chamados egressos. Entre os alunos concluintes � 1,1 milh�o � a maioria, 77%, s�o de escola p�blica. O desempenho desses estudantes na prova objetiva foi de 37,27 pontos, contra 56,12 pontos dos alunos que est�o concluindo o ensino m�dio na rede privada.

A nota dos candidatos egressos, tanto na parte objetiva como na reda��o, s�o superiores a dos alunos que est�o concluindo o ensino m�dio em 2008. H� ainda um terceiro grupo que participa da prova, os treineiros. S�o estudantes que s� concluir�o o ensino m�dio nos anos seguintes, mas participam do Enem como forma de auto-avalia��o. Esses possuem as maiores notas: 45,43 na prova objetiva e 60,08 na reda��o.

O Enem � volunt�rio. A nota obtida pelo estudante � utilizada pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) como crit�rio de sele��o para concess�o de bolsas de estudo em institui��es privadas de ensino superior. O benef�cio � concedido a quem cursou todo o ensino m�dio em escola p�blica. Com essa associa��o ao ProUni, o Enem registra desde 2001 um alto crescimento na participa��o. Em 2008, 4 milh�es de alunos se inscreveram � 25 vezes mais do que o total de inscri��es da primeira edi��o em 1998.

MEC divulga resultados do Enem 2008

Fonte: http://www.atarde.com.br
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir