Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-11-2008

Duas mulheres disputam liderança do Partido Socialista na França
Montagem mostra as duas candidatas a liderar o Partido Socialista francês
Duas mulheres disputam liderança do Partido Socialista na França
Foto: AFP

da Folha Online

Os eleitores franceses socialistas voltaram às urnas nesta sexta-feira para escolher a nova liderança do Partido Socialista do país. Na disputa estão e ex-candidata presidencial Ségolène Royal e a prefeita de Lille, Martine Aubry que não obtiveram maioria absoluta na votação desta quinta-feira (20).

Elas se enfrentam hoje, entre às 17h e 22h locais (20h e 01h, no horário de Brasília) em uma disputa acirrada em que poucos arriscam previsões.

Royal, atual líder da região de Poitou-Charentes, parte, contudo, como como favorita, depois de conseguir 43,10% dos votos contra 34,50% de Aubry, na votação de quinta-feira. O terceiro colocado, o eurodeputado Benoit Hamon, saiu da disputa após obter apenas 23% dos votos, mas pediu que seus cerca de 30 mil apoiadores votem pela ex-ministra Aubry.

Justamente pelo apoio a Aubry, que os analistas evitam apostas nas eleições de hoje e vêem como uma difícil tarefa conseguir a maioria dos votos para ocupar a direção do partido. "A disputa está acirrada", disse o derrotado Hamon, acrescentando, contudo, que seu apoio dará a vitória a Aubry.

Na votação de quinta-feira, 59,9% dos eleitores do partido participaram. E, com a disputa acirrada, boa parte dos 232.912 membros do Partido Socialista devem ir às urnas para escolher a próxima líder que, muito provavelmente, deve disputar as próximas eleições presidenciais em 2012 contra o atual presidente e conservador, Nicolas Sarkozy.

Royal é a mais popular na mídia francesa e tem maior reconhecimento no exterior, além de disposição de trabalhar com o centro para conseguir aprovação de propostas. Ela nasceu em 22 de setembro de 1953, em dacar, no Senegal, onde seu pai estava servindo como militar. Ela se formou em Ciências Econômicas da Universidade de Nancy e em Ciências Políticas na Universidade de Paris, além de Administração na Escola Nacional de Administração.

Aubry nasceu em 8 de agosto de 1950, em Paris. É filha do ex-ministro e ex-presidente da Comissão Européia, Jacques Delors, e personifica, aos olhos dos seus críticos, a velha guarda do partido. Se formou na Faculdade de Direito de Paria e em 1973 conclui a Escola Nacional de Administração, berço de grande parte dos políticos franceses. Ela foi ministra de Emprego e Solidariedade no governo do socialista Lionel Jospin e responsável pela jornada de trabalho de 35 horas. Defende que a esquerda deve permanecer firme na disputa com a direita fortalecida pela Presidência de Sarkozy e não se aliar ao centro.

Duas mulheres disputam liderança do Partido Socialista na França.

Montagem mostra as duas candidatas a liderar o Partido Socialista francês: a prefeita de Lille e ex-ministra do Trabalho, Martine Aubry (à esq.) e a ex-candidata à presidência do país, Segolène Royal.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir