Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 21-11-2008

Cruz Vermelha monta centros de ajuda a refugiados na RDC
Homem passa por destro�os de avi�o que caiu em Goma, regi�o conflituosa da Rep�blica Democr�tica do Congo
Cruz Vermelha monta centros de ajuda a refugiados na RDC
Foto: Lionel Healing/AFP

Goma (RDC), 21 nov (EFE).- O coordenador do Comit� Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para a regi�o de Goma, Luk Hass, disse hoje que a organiza��o montou centros de distribui��o em Benin e em Uganda para chegar aos refugiados no norte da Rep�blica Democr�tica do Congo (RDC), isolados pela instabilidade da regi�o.

Hass explicou que os ataques de semana passada em Rutshuru obrigaram muitas pessoas a fugir em dire��o a Lubero e � fronteira com a Uganda, principalmente para as localidades de Nyamilima e Ishasa. Tamb�m houve violentos confrontos na �rea de Ngungu.

O respons�vel do CICV detalhou que os combatentes bloquearam em v�rios pontos a estrada que une Goma ao norte, e que a situa��o � muito inst�vel, o tr�nsito est� complicado e a distribui��o de ajuda est� muito dif�cil, apesar do cessar-fogo.

Desta forma, para chegar � popula��o nesta �rea, a Cruz Vermelha montou centros log�sticos em Benin e em Uganda, de onde consegue distribuir a ajuda humanit�ria e de emerg�ncia a milhares de pessoas.

O organismo explicou que, desde que foram retomados os enfrentamentos, no �ltimo dia 28 de agosto, h� 250 mil deslocados na regi�o de Kivu Norte, muitos deles amparados por fam�lias de aldeias pr�ximas, e cerca de 60 mil nos campos de Kibati, que se somam �s "dezenas de milhares" de deslocados anteriormente.

Ressaltou que a situa��o dos deslocados � de "absoluta necessidade", pois muitos deles foram obrigados a fugir at� oito vezes das �reas de confronto.

As fugas ca�ticas fizeram "centenas de crian�as" se separarem de suas fam�lias.

Segundo o relat�rio de situa��o do CICV do �ltimo dia 18, a organiza��o conseguiu enviar rem�dios e outras subst�ncias para hospitais e centros m�dicos de Nyamilima e Ishasha.

Tamb�m distribuiu desinfetante para tentar controlar a c�lera, pois alguns casos foram confirmados na regi�o.

Cruz Vermelha monta centros de ajuda a refugiados na RDC.

Homem passa por destro�os de avi�o que caiu em Goma, regi�o conflituosa da Rep�blica Democr�tica do Congo. A Cruz Vermelha montou centros de distribui��o em Benin e em Uganda para chegar aos refugiados no norte da pa�s, isolados pela instabilidade da regi�o.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir