Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2008

Grupos palestinos querem trégua com Israel
Membros dos comitês populares de resistência participam de formatura em Gaza
Grupos palestinos querem trégua com Israel
Foto: Suhaib Salem/Reuters

Por Nidal al-Mughrabi

FAIXA DE GAZA (Reuters) - Grupos palestinos da Faixa de Gaza continuam dispostos a manter a trégua firmada com Israel se o Estado judaico responder favoravelmente, afirmou o líder do Hamas na sexta-feira, dia em que militantes lançaram mais ataques a partir daquele território costeiro.

Os militantes dispararam um foguete e dois morteiros contra Israel, dando continuidade a ataques realizados quase diariamente nos últimos 17 dias. Nenhuma dessas agressões, porém, deixou vítimas graves.

"Eu me reuni com as facções armadas nos últimos dois dias e todas manifestaram sua posição claramente: estão comprometidas com a situação de calmaria contanto que Israel também a observe", disse Ismail Haniyeh, principal representante do Hamas na Faixa de Gaza.

Tanto Israel quanto o Hamas enviaram sinais de que desejam retomar o cessar-fogo mediado pelo Egito e que entrou em vigor no dia 19 de junho. A trégua prevê que o Hamas suspenda os ataques lançados contra o Estado judaico.

E exige também que Israel alivie o bloqueio imposto à Faixa de Gaza e intensificado mais de um ano atrás, depois de o Hamas ter expulsado do empobrecido território a facção Fatah, um grupo mais secular ligado ao presidente palestino, Mahmoud Abbas.

O governo israelense fechou a fronteira da Faixa de Gaza no dia 4 de novembro, impedindo a passagem de alimentos e combustível, quando seus soldados atacaram o território a fim de destruir um suposto túnel construído pelos militantes para sequestrar soldados de Israel. À operação seguiu-se ataques com foguete e morteiro realizados pelos militantes.

Ao longo das duas últimas semanas de enfrentamentos através da fronteira, mais de dez militantes palestinos foram mortos e vários foguetes e morteiros foram lançados contra Israel.

Haniyeh, que discursou depois das orações de sexta-feira na cidade de Gaza, também tentou dirimir as tensões surgidas com o Egito depois da falência de negociações de reconciliação mantidas entre o Hamas e a Fatah. Esse processo contava com a mediação do governo egípcio.

"Nos contatos do dia-a-dia, pode haver divergências, é verdade. Mas isso não significa que haja uma tensão estratégica com nossos irmãos do Egito," afirmou Haniyeh.

Grupos palestinos querem trégua com Israel, diz líder do Hamas.

Membros dos comitês populares de resistência participam de formatura em Gaza. Palestinos da Faixa de Gaza continuam dispostos a manter a trégua firmada com Israel se o Estado judaico responder favoravelmente, afirmou o líder do Hamas.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir