Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 21-11-2008

Enem 2008. Confira o Resultado
Neste ano, ningu�m gabaritou a avalia��o do MEC. Jovem de Vit�ria perdeu pontos na reda��o.
Enem 2008. Confira o Resultado
Foto: www.maratimba.com

BRAS�LIA - Alunos de escolas p�blicas n�o conseguiram, no 3� ano do ensino m�dio, acertar metade das quest�es do Enem (Exame Nacional do Ensino M�dio) em 2008, segundo relat�rio do MEC (Minist�rio da Educa��o) desta quinta-feira (20). Eles tiveram m�dia 37,27. A nota "azul" foi alcan�ada pelos colegas das escolas privadas, que tiraram, em m�dia, 56,12 em escala que vai at� 100.

O abismo que separa as duas redes - 18,25 pontos - � menor que o visto em 2007, quando a prova teve n�vel mais f�cil e beneficiou os alunos das particulares. Mas � maior que os 17,13 de diferen�a entre as duas redes vistas em 2006.

As compara��es levam em conta as notas dos estudantes na prova objetiva, de m�ltipla escolha. N�o foram consideradas as notas dos treineiros - que ainda n�o chegaram ao 3� ano - nem dos egressos, que j� se formaram.

A Bahia teve a maior dist�ncia de desempenho entre alunos de escolas p�blicas e privadas: 55,34 contra 33,06. Em m�dia, o Nordeste � a regi�o em que essa diferen�a � maior, 19,31 pontos.

Os Estados em que o desempenho das duas redes mais se aproxima s�o Roraima e Rio Grande do Sul. No primeiro, com a m�dia da rede particular abaixo do resto do pa�s (35,03) as escolas p�blicas est�o menos distantes.

J� entre os ga�chos t�m a maior m�dia entre escolas p�blicas do pa�s (42,12), 11,3 pontos atr�s das escolas particulares do Estado. Com informa��es da UOL.

Leia mais

O primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino m�dio deste ano, foi um estudante de Vit�ria. Caio Nasser Mancini, 19 anos, acertou todas as quest�es objetivas da prova, e na reda��o obteve nota 97,5, em cem pontos poss�veis. No Enem 2007, uma estudante de Minas Gerais conseguiu gabaritar toda a prova.

Veja o site do Jornal da Globo

A estrat�gia de Caio para a boa nota foi escrever muito. "Chegava da escola, prestava aten��o na aula, lia alguns livros e depois buscava fixar o conte�do fazendo cadernos de resumos", disse. O jovem cursou o ensino m�dio parcialmente no Centro Federal de Educa��o Tecnol�gica (Cefet) e em uma escola particular.

Todos os dias, ele estuda quatro horas, al�m das que passa em aulas no curso pr�-vestibular. O estudante deseja uma vaga no curso de medicina e vai prestar prova neste domingo (23), na disputa pela vaga na Universidade Federal do Esp�rito Santos (Ufes). 

 

� tanta a preocupa��o com os estudos que o jovem se cansou de dar entrevistas ap�s o resultado na avalia��o do Minist�rio da Educa��o (MEC). Nem atende mais o telefone.

Seu pai, o engenheiro Nilson Mancini J�nior, 51 anos, afirmou que a reda��o nunca foi seu forte. "O Caio sempre teve facilidade em matem�tica, f�sica, biologia. E sempre teve dificuldade na reda��o e um pouquinho em portugu�s", conta.

"No ano passado, ele ficou fora da faculdade por um ponto. E o que o derrubou foi a reda��o. Por isso, ele se preparou bem", afirma o pai.

Resultados

O MEC divulgou nesta quinta-feira (20) os resultados do Enem 2008. Os estudantes podem consultar o seu desempenho no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An�sio Teixeira (Inep).

Veja aqui seu boletim de desempenho

Para ver as notas, � necess�rio fornecer a senha obtida na inscri��o. � poss�vel consultar as m�dias alcan�adas na parte objetiva e na reda��o.

Al�m da consulta pela internet, os estudantes receber�o, a partir da pr�xima semana, pelos Correios, o boletim de desempenho no endere�o informado no ato da inscri��o.

O exame foi aplicado no dia 31 de agosto. A prova � formada por 63 quest�es de m�ltipla escolha interdisciplinares de conhecimentos gerais (do conte�do do ensino m�dio) e uma reda��o.

Primeiro lugar no Enem teve m�dia 98,75
Neste ano, ningu�m gabaritou a avalia��o do MEC.
Jovem de Vit�ria perdeu pontos na reda��o.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir