Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2008

Palácio das Águias: Total Abandono
Muitos apelos foram feitos e políticos no local juraram sua recuperação
Palácio das Águias: Total Abandono
Palácio das Águias. (Foto: José Rubens Brumana)

A importante obra arquitetônica do Porto da Barra do Itapemirim, conhecida como Palácio das Águias, que serviu de moradia da família de Simão Soares comerciante português que possuía o Trapiche, local onde se armazenava as mercadorias que vinham das capitais, como café e açúcar que vinham em embarcações do sul do Estado pelo Rio Itapemirim, teve um começo de recuperação e foi deixada de lado mais uma vez, numa demonstração cabal que os patrimônios históricos no Estado não são prioridades para os governantes. O governo Paulo Hartung prometeu verbas para recuperar o prédio histórico que ao longo do tempo vem sofrendo todo tipo de depredação.

Numa atitude nobre e desejo de ver preservado o Palácio das Águias a família Soares, encabeçada pela psicóloga e historiadora Ivilisi Soares Azevedo doou o patrimônio arquitetônico para que visse recuperado.

Muitos apelos foram feitos e políticos no local juraram sua recuperação. Foi encaminhada uma verba que teve inicio a sua reformulação. Mas o que se viu foram colunas serem erguidas, sem nenhuma noção de se preservar o antigo prédio histórico.
"Como pode um local tão bonito ser tratado assim", comenta a turista Edna Mosquem, de Vitória que estava conhecendo o local com mais cinco pessoas de sua família. "Um município que deseja priorizar o turismo não pode deixar uma obra dessa ao abandono, sendo mais uma vez exposta as intempéries", ressaltou o professor de história Daniel Silva.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir