Categoria Religião  Noticia Atualizada em 28-11-2008

Itapemirim Recebe a Orquestra Filarmônica do Estado
A música erudita será representada na próxima quinta-feira, 05 de dezembro, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, às 19h, em Itapemirim
Itapemirim Recebe a Orquestra Filarmônica do Estado
Foto: http://www.secult.es.gov.br

Aplausos, por favor! Itapemirim recebe a Orquestra Filarmônica do Estado

A música erudita será representada na próxima quinta-feira, 05 de dezembro, na Igreja Nossa Senhora do Amparo, às 19h, em Itapemirim. Pela primeira vez a cidade estará recebendo a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) que dará um verdadeiro espetáculo à parte no nosso Município. E o melhor: a entrada é franca!

A iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) visa possibilitar que a série "Concertos Itinerantes", seja levada a todos os municípios capixabas. A meta da Secult é levar música de qualidade para todas as cidades do Estado.
Os músicos da Ofes apresentarão obras de Alessandro Marcelo, Mozart, Tchaikovsky, Morricone e Suppé. Os solistas convidados são Marcus Vinícius Chaves (oboé), Giuliano Ribas (xilofone) e Sanny Souza (violoncelo).

O sul-mato-grossense, Helder Trefzger, maestro titular da equipe capixaba de gabarito nível, Ofes, disse a principal meta da Secult é levar gradativamente a Orquestra à maioria dos municípios capixabas.

Entre os municípios que receberam música de qualidade através do ‘Concertos Itinerantes’ estão: Colatina, Itaúnas, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Cariacica, Conceição da Barra, Linhares, Montanha e Jaguaré.

São obras-primas dos grandes mestres, é a valorização da música brasileira ofertada com solistas de renome internacional, maestros convidados do Brasil e do Exterior e com audições inéditas.

E quem disse que o brasileiro não gosta de música clássica? A jornalista Andréia Curry é categórica ao afirmar que quando eles começam a tocar, na praia, na praça ou no teatro, a música ganha vida e muda tudo ao redor.

"Quem já viu, sabe. E quer partilhar dessa música que chama o espírito de Natal, pontua a mudança das estações, celebra a primavera e reverencia toda uma seqüência de compositores que contribuíram para esta longa e bela tradição do mundo ocidental"


    Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir