Categoria Policia  Noticia Atualizada em 29-11-2008

Piratas somalis capturam barco liberiano no Golfo de Aden
Tr�s tripulantes de navio capturado por piratas conseguiram fugir e foram resgatados por helic�ptero alem�o
Piratas somalis capturam barco liberiano no Golfo de Aden
Foto: AFP

Um barco de carga liberiano foi capturado por piratas somalis nesta sexta-feira (28) no Golfo de Aden, informou uma fonte militar francesa. Tr�s tripulantes conseguiram fugir pulando ao mar e foram resgatados pela marinha alem�.

O barco "Biscaglia", com bandeira liberiana, transportava produtos qu�micos e foi atacado por cinco piratas somalis, segundo o capit�o de fragata franc�s Jean-Marc Le Quilliec a um jornalista da "AFP" que se encontra a bordo da fragata de vigil�ncia da marinha francesa "Niv�se".

No dia 25 de outubro piratas somalis tamb�m seq�estraram um cargueiro ucraniano "MV Fafina", carregado de 33 tanques T-72 de modelo sovi�tico e 14.000 muni��es. Na embarca��o estavam 20 tripulantes.

Crise atrapalha envio de navio � Som�lia
A Cor�ia do Sul adiar� seu plano de enviar um navio de guerra ao litoral da Som�lia para combater a pirataria, devido �s dificuldades econ�micas geradas pela crise mundial, de acordo com ag�ncia local "Yonhap". O governo de Seul tinha previsto pedir em dezembro a aprova��o parlamentar a fim de enviar o navio � Som�lia em janeiro do pr�ximo ano.

No entanto, o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, pediu esta semana "mais prud�ncia" diante da crise, e o governo optou por esperar antes de pedir o sinal verde do Parlamento para um plano que custar� 45 bilh�es de wons (US$ 31 milh�es).

Segundo o deputado do partido governamental Yoo Seung-min, citado pela "Yonhap", o ministro da Defesa Lee Sang-hee disse que a decis�o ser� tomada com mais tempo e ap�s discutir o assunto com o governo dos Estados Unidos. Embora ainda n�o tenha fixado uma data, Yoo disse que a aprova��o parlamentar deve acontecer em fevereiro de ano que vem.

A Cor�ia do Sul anunciou recentemente sua decis�o de enviar um navio de guerra � costa da Som�lia, depois de v�rios navios pesqueiros sul-coreanos serem v�timas de ataques piratas na regi�o.

* com informa��es da Efe.

Piratas somalis capturam barco liberiano no Golfo de Aden.

Tr�s tripulantes de navio capturado por piratas conseguiram fugir e foram resgatados por helic�ptero alem�o. Na imagem, os tr�s (de bon�) chegam a uma fragata francesa que escolta navios comerciais na regi�o do Golfo de Aden.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir