Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-11-2008

Hélio Costa diz que falta política industrial para conversores da TV digital
Hélio Costa disse, no evento, que falta política industrial para conversores da TV digital.
Hélio Costa diz que falta política industrial para conversores da TV digital
Foto: Alan Marques/Folha Imagem

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O ministro Hélio Costa (Comunicações) criticou nesta sexta-feira a falta de políticas industriais para popularizar o conversor para a televisão digital. Segundo Costa, seria necessário produzir 1 milhão de conversores por mês, mas apenas 100 mil conversores são produzidos mensalmente.

"Esta faltando uma política industrial capaz de atender a necessidade de produzir em grande escala o conversor da TV Digital popular", disse o ministro.

Costa afirmou que se reunirá na próxima terça-feira com representantes do BNDES para discutir novas linhas de financiamento para o setor. Ele lembrou ainda que há espaço para reduzir impostos na área.

Costa participou hoje no Palácio de Planalto um protocolo para a implantação de uma rede para compartilhar a infra-estrutura de transmissão da TV Digital. TV Brasil, TV Câmara, TV Senado, TV Justiça, Canal Educação e Canal Cidadania farão parte do projeto que permite compartilhar as estruturas como antenas, sistemas de satélites, torres e redes.

"Evitamos as infra-estruturas duplicadas, triplicadas, inclusive no que se refere a recursos humanos, o que leva a uma redução significativa de custos", disse a presidente da EBC, Teresa Cruvinel.

Hélio Costa diz que falta política industrial para conversores da TV digital.

Os ministros Fernando Haddad (Educação), Hélio Costa (Comunicações) e Franklin Martins (Comunicação Social) participam de cerimônia de assinatura do protocolo sobre a implementação de sinal digital nas TVs públicas do país. Hélio Costa disse, no evento, que falta política industrial para conversores da TV digital.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir