Categoria Policia  Noticia Atualizada em 29-11-2008

Polícia diz ter encerrado cerco a terroristas na Índia
Tropa de elite vasculha hotel Taj Mahal para verificar segurança. Mais três terroristas teriam sido mortos.
Polícia diz ter encerrado cerco a terroristas na Índia
Foto: www.g1.com.br

A polícia da Índia afirma ter encerrado o cerco aos homens que levaram terror a dois hotéis de luxos e um centro judaico de Mumbai, ataque terrorista que deixou, segundo as autoridades locais, ao menos 160 mortos e 327 feridos. Neste sábado (29), mais três homens que estavam escondidos no hotel Taj Mahal teriam sido mortos.

"Dissemos que restavam três terroristas. Temos os três cadáveres", disse o chefe da Guarda Nacional de Segurança, J.K. Dutt. "Estamos indo de quarto em quarto para verificar a segurança", acrescentou.

A polícia informou ainda que foram encontrados explosivos que poderiam ter provocado uma tragédia no prédio.

Pouco antes, o chefe da polícia local, Hassan Gafoor, também havia anunciado às agências internacionais o final da ação de resgate de reféns e retomada dos edifícios invadidos. "As operações acabaram. Todos os terroristas estão mortos", afirmou.

Agências internacionais informaram que, após início da operação de resgate de cerca de 30 reféns presos no Taj Mahal, seis explosões e muitos tiros foram ouvidos no hotel de luxo.

Ao longo desta sexta-feira (28), o primeiro local a ser libertado foi o hotel cinco estrelas Oberoi. À tarde (início de noite em Mumbai), integrantes da tropa de elite do Exército invadiram o centro judaico (Nariman House) com ajuda de helicópteros.

No momento da invasão, explosões foram registradas dentro do local. Dois terroristas e cinco reféns foram mortos, entre eles o rabino americano Gavriel Holtzberg e a mulher, Rivka, diretores do movimento Chabad-Lubavitch, grupo judeu ortodoxo em Mumbai. O filho do casal, Moshé, saiu ileso com a ajuda da babá.

O ataque terrorista atingiu pontos do sul da cidade, entre eles uma estação de trem (Chhatrapati Shivaji Terminus), dois hotéis de luxo (Taj Mahal e Oberoi) e um restaurante (Leopold), todos freqüentados por turistas. Um quartel da polícia também foi atacado.

* Com informações das agências de notícias France Presse e Reuters

Polícia diz ter encerrado cerco a terroristas na Índia
Tropa de elite vasculha hotel Taj Mahal para verificar segurança.
Mais três terroristas teriam sido mortos.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir