Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-12-2008

SOLIDARIEDADE A SANTA CATARINA
Santa Catarina necessita agora do apoio de todos. Fortes chuvas carregam destruição e morte a seu povo
SOLIDARIEDADE A SANTA CATARINA

Paiva Netto

Santa Catarina necessita agora do apoio de todos. Fortes chuvas carregam destruição e morte a seu povo. Até mesmo o Rio Grande do Sul sofre os efeitos dessa tragédia no que se refere ao fornecimento de gás natural proveniente da Bolívia. O estrago causado pela tormenta das águas tem sido tanto que, normalizado o clima, virá ainda o trabalhoso período de reconstrução. A Legião da Boa Vontade, presente, leva o socorro imediato e a indispensável palavra de conforto e esperança. Para o dr. Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí/SC, uma das cidades mais castigadas pelos temporais, "é exatamente essa solidariedade, esse espírito de nobreza das pessoas, das entidades, que precisamos cada vez mais fortalecer e fortificar. É isso que nos dá forças para, de fato, vencer desafios como este. Como prefeito, só tenho a agradecer. A presença de vocês aqui é mais um ato, mais uma demonstração dessa importante atitude de estar junto nos momentos difíceis".
Até o fechamento desta coluna, o triste saldo do lastimável acontecimento contabilizava 99 mortes, entre elas, a de oito crianças menores de 10 anos. Somam-se a isso 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados. A população prejudicada chega a 1,5 milhão. Cerca de 64 mil imóveis estão sem energia elétrica. O governo do Estado decretou luto oficial de três dias.

Solidarizo-me, de todo o coração, em nome da Legião da Boa Vontade, com aqueles que, neste instante, padecem condições tão dolorosas.

Prestando, num resumo, contas do trabalho da LBV, Derli Francisco, de Florianópolis, informa que "a Instituição, por meio do seu Centro Comunitário e Educacional, recolheu roupas e agasalhos para as famílias atingidas pela cheia em diversos municípios catarinenses. As doações foram entregues à Assembléia Legislativa, que contribui no transporte delas para a Defesa Civil do Estado. Desde as primeiras horas de segunda-feira, 24/11, a LBV disponibilizou pontos de coleta em várias cidades. No momento, a maior carência é de água potável, gêneros alimentícios não-perecíveis, colchões, cobertores, travesseiros, lençóis e material de limpeza. Em Blumenau, doamos alimentos, entre eles caixas de leite, encaminhados à escola Almirante Tamandaré, que acolhe os desabrigados".

Anote, por favor, alguns endereços dos Centros Comunitários e Educacionais da LBV, em Santa Catarina, e ajude também: Florianópolis/SC: Rua General Eurico Gaspar Dutra, 226 — Estreito — tel.: (48) 3271-4300. Joinville/SC: Rua Monsenhor Gercino, 3.304 — Itaum — tel.: (47) 3431-4200. Blumenau/SC: Rua República Argentina, 2.551 — Ponta Aguda — tel.: (47) 3322-1480.

Conseqüências imprevisíveis

Alguns cientistas creditam à ação do Ser Humano contra a Natureza fator preponderante para o aumento dos desastres naturais. Outros discordam. Contudo, é inegável que, com o clima da Terra em desequilíbrio crescente, as conseqüências são imprevisíveis.

O ensinamento de Jesus

Diante dos fatos mundiais, não somente telúricos, vale a pena ler, ou reler, as palavras de Jesus, Divino Ativista do Bem, sobre Solidariedade, no Evangelho, segundo Mateus, 25:35 a 40: "Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era estrangeiro e me hospedastes; estava nu e me vestistes; adoeci e me visitastes; estive na prisão e fostes me ver. Então, os justos Lhe perguntarão: Senhor, quando Te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e Te demos de beber? E, quando Te vimos estrangeiro e Te hospedamos? Ou nu e Te vestimos? E, quando Te vimos enfermo ou na prisão e fomos Te ver? E, respondendo, o Rei lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes".

Quão extraordinária lição de Fraternidade e Solidariedade, a ser com persistência seguida, não apenas nas horas de dor pungente, porém por todo o percurso da vida particular e em sociedade. Situa-se entre os mais altos graus da política verdadeira!

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
[email protected] — www.boavontade.com


    Fonte: O Autor
 
Por:  José de Paiva Netto     |      Imprimir