Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 01-12-2008

Natal de Luz, Natal sem Fome.
Natal de Luz, Natal sem Fome.
Natal de Luz, Natal sem Fome.
Foto: static-p4.fotolia.com/jpg/00/05/30/59/400_F_5...

O poeta e escritor Manuel Bandeira há meio século predisse em um dos seus poemas a situação deprimente a que chegaria o ser humano. Estou me referindo ao poema "O Bicho" no qual Bandeira visualiza um homem catando comida no lixo.
O poeta, quando bom e observador dos fatos e da realidade que o rodeia, é capaz de concluir situações, não que ele as adivinhe, mas porque dadas as circunstâncias, ele vê culminâncias produzidas pelos contextos em que está inserido. Ele chega a se assemelhar ao profeta e ele se torna o próprio vate, no momento que este mostra vaticínios, aquele também revela profecias e predições, como foi o caso do escritor ao nos levar a refletir sobre o seguinte: "Vi ontem um bicho/Na imundície do pátio/Catando comida entre os detritos"/"Quando achava alguma coisa,/Não examinava nem cheirava/Engolia com voracidade"/"O bicho não era um cão/não era um gato/não era um rato./O bicho,meu Deus, era um homem."
É interessante que para algumas pessoas estas reflexões como o texto nos permite fazer ficam apenas no papel, na fala, no discurso eloqüente. Elas não se estendem a uma prática, em compensação para outras podemos ter o prazer de contemplar uma praticidade, a realização concreta e eficaz e o fazer acontecer. Quero destacar aqui o papel da CDL, principalmente na pessoa de seu presidente, Sr. Cidauro Bourguignon Filho, que conheci em uma reunião na sede de Marataízes, quando estive representando a Diretora do Polivalente, Srª. Heloísa Bittencourt. Tive o prazer de conhecê-lo e ficar informado acerca do que a CDL tem feito em nosso município: práticas de uma verdadeira cidadania.
Naquela reunião em que participei, o presidente lançou a Campanha, como faz todos os anos, sobre o Natal, que este ano tem como tema: Natal de Luz, Natal sem Fome.
Brilhante campanha, na qual envolve Escolas do município arrecadando alimentos a serem doados a famílias carentes e ao mesmo tempo mobiliza a população escolar para a realidade, levando-a refletir também sobre as mazelas humanas. Alguns incomodados e às vezes, quase sempre, aqueles que ficam de braços cruzados podem estar se perguntando por que campanha dessa natureza no Natal. Se pararem para pensar no tema poderão muito bem entender que a luz já está acesa há muito tempo nas oportunidades, promoções, cursos e eventos que a CDL tem proporcionado às pessoas e ao mesmo tempo satisfazendo os mais diversos tipos de fome, como a do conhecimento, a da cultura, a da formação profissional, a do lazer e muitas outras que já pude constatar.
Natal de Luz, Natal sem Fome – momento que nós devemos estar com o pensamento voltado para o nosso interior, fazendo uma auto-análise e ver se de fato estamos contribuindo para que haja luz e que sacie-se a fome de muitos que vivem em estados deprimentes como aquela personagem que Bandeira inseriu em seu poema.
Portanto, amigo, receba bem nossos alunos que estarão batendo a sua porta, solicitando o quilo de alimento. Saiba que você estará fazendo pessoas felizes e dando oportunidade a elas de viverem como humanos. O mais importante de tudo isto é saber que podemos nos doar também tirando as pessoas de um universo de ignorância, mostrando caminhos que as conduzam à verdadeira felicidade, pois nesta data comemora-se o nascimento de Jesus Cristo, o Redentor da humanidade, Aquele que veio a este mundo para que tenhamos vida e vida de qualidade totalmente firmada no otimismo, na fé, na confiança e na esperança de um mundo melhor.
Então, Natal é isto: luz – oportunidade, novos pensamentos, sabedoria, mudança de vida, realização e satisfação de "fomes".
Feliz Natal, feliz vida!

Autor: Luiz Antônio Damasceno
Professor de Língua Portuguesa na Escola Domingos José Martins (Polivalente)



    Fonte: CDL Itapemirim e Marataízes - ES
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir