Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-12-2008

Aeroporto tailandês volta a ter decolagens
Cartaz indica que a lanchonete no aeroporto Don Muang, em Bangcoc, está funcionando
Aeroporto tailandês volta a ter decolagens
Foto: Prodpran Jeerangsawad/EFE

da Efe, em Bancoc

O primeiro avião comercial decolou nesta manhã (local) do aeroporto de Don Muang, o segundo mais importante da capital da Tailândia, depois do fim da ocupação que durou mais de uma semana e terminou na última terça-feira.

Don Muang, situado 30 quilômetros ao norte de Bancoc, administra vôos domésticos desde que deixou de ser o principal aeroporto da capital com a inauguração do Aeroporto Internacional (Suvarnabhumi), em 2006.

O aeroporto Suvarnabhumi começou a operar nesta quarta-feira (3), apesar de as autoridades anunciarem que os primeiros vôos decolariam na sexta-feira.

Milhares de seguidores da APD (Aliança do Povo para a Democracia) fecharam os dois aeroportos por mais de uma semana, deixando a 350 mil passageiros sem vôos.

Os protestos chegaram ao fim quando o Tribunal Constitucional da Tailândia ordenou a dissolução de três das seis legendas da coalizão de governo, além de inabilitar 109 políticos por fraude eleitoral, entre eles o primeiro-ministro, Somchai Wongsawat.

No fim da noite de terça-feira (2), os manifestantes concordaram em encerrar a mobilização antigovernamental depois de conhecer a sentença da corte constitucional.

A Thai Airways foi a primeira companhia a desembarcar no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi nesta quarta-feira. Suvarnabhumi, o quarto maior terminal aéreo na Ásia, irá funcionar normalmente em uma ou duas semanas, depois de uma inspeção em todos os sistemas, de acordo com os responsáveis pelo aeroporto.

Aeroporto tailandês volta a ter decolagens após fim de ocupação.

Cartaz indica que a lanchonete no aeroporto Don Muang, em Bangcoc, está funcionando; o primeiro avião comercial decolou nesta manhã (local) depois do fim da ocupação em protesto contra o primeiro-ministro, que durou mais de uma semana e terminou na última terça-feira após a queda do premiê.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir