Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-12-2008

BC britânico reduz juros para 2%, menor nível desde 1951
A última vez em que a taxa ficou nesse patamar, 2% ao ano, foi em 1951.
BC britânico reduz juros para 2%, menor nível desde 1951
Foto: Shaun Curry/AFP Photo

O Banco da Inglaterra (autoridade monetária britânica) reduziu hoje em 1 ponto percentual sua taxa básica de juros, passando de 3% ao ano para 2%.

A última vez em que a taxa ficou nesse patamar foi em 1951. O juro básico do Reino Unido nunca foi menor do que 2%, desde que o banco central foi criado, em 1694.

É a terceira redução consecutiva da taxa, que há apenas dois meses estava em 5%. O objetivo é estimular a enfraquecida economia britânica e afastar a ameaça da deflação.

A maioria dos analistas esperava essa decisão, seguindo os indicadores do comércio que sugeriram que a economia pode estar caminhando em direção a uma recessão mais profunda do que a maioria das pessoas previa.

Também nesta quinta-feira, o Banco Central Europeu reduziu seu juro básico em 0,75 ponto percentual, para 2,5% ao ano.

O banco central da Suécia decidiu cortar sua taxa básica de juro em 1,75 ponto percentual, medida que surpreendeu muitos analistas. Mais cedo, o BC da Nova Zelândia reduziu seu juro básico em 1,5 ponto, para 5%, também com o intuito de proteger a economia do país, que vem sofrendo por conta da desaceleração global.

Dados econômicos sobre a zona do euro foram revisados e confirmam que a região está em recessão.

(Com informações de Efe e Reuters)

BC britânico reduz juros para 2%, menor nível desde 1951.

Após a redução de um ponto percentual da taxa básica de juros do Banco da Inglaterra (autoridade monetária britânica), homem segura cartaz em frente à instituição dizendo que "está tudo bem"; a última vez em que a taxa ficou nesse patamar, 2% ao ano, foi em 1951.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir