Categoria Economia  Noticia Atualizada em 05-12-2008

ES e RS têm maiores quedas na produção industrial em outubro
Índice ficou negativo em 5,7% no Espírito Santo e em 5,5% no RS. Houve aumento na produção no Pará, Goiás, Ceará e Paraná.
ES e RS têm maiores quedas na produção industrial em outubro
Foto: http://www.portallovemix.com.br

As maiores quedas na produção industrial no país no mês de outubro ocorreram no Espírito Santo (-5,7%), Rio Grande do Sul (-5,5%) e no Nordeste (5,1%) na comparação com setembro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (5). No país, o índice ficou negativo em 1,7%.

A pesquisa é realizada em 13 estados e no Nordeste: Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

As menores quedas na produção industrial foram observadas em São Paulo, com retração de 0,2% em outubro, e no Rio de Janeiro, que teve variação negativa de 0,6% na comparação com setembro.

A produção também caiu no Amazonas (-3,5%), Pernambuco (-3,1%), Bahia (-3,9%), Minas Gerais (-1,9%) e Santa Catarina (-2,2%).

Houve aumento na produção industrial no Pará (3,1%), em Goiás (2,5%), no Ceará (1,3%) e no Paraná (1,2%), também na comparação com o mês anterior.

No acumulado do ano, a produção industrial do país apresenta variação positiva de 5,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os melhores índices estão no Espírito Santo (12,9%), Paraná (10,4%), Goiás (10,2%), São Paulo (8%), Pará (7,2%), Pernambuco (6,5%) e Amazonas (6,4%).

Segundo o IBGE, os responsáveis pelos resultados nestas regiões são o fluxo de exportações, principalmente de commodities, e a presença da indústria automobilística e de produção de máquinas e equipamentos.

São Paulo

A produção industrial em São Paulo ficou negativa em 0,2% após ter aumentado 0,9% em setembro.

O acumulado no ano está em 8%. Os principais setores que contribuem para este resultado são veículos automotores (15,8%), equipamentos de transporte (44,3%) e máquinas e equipamentos (10%). As variações negativas mais significativas vieram dos setores de alimentos (-2,5%) e perfumaria, sabões e produtos de limpeza (-5,2%).

ES e RS têm maiores quedas na produção industrial em outubro, diz IBGE
Índice ficou negativo em 5,7% no Espírito Santo e em 5,5% no RS.
Houve aumento na produção no Pará, Goiás, Ceará e Paraná.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir