Categoria Economia  Noticia Atualizada em 05-12-2008

Economia dos EUA perde 533 mil postos de trabalho
Redu��o do n�mero de vagas � a maior em 34 anos. Com isso, taxa de desemprego no pa�s passou para 6,7%.
Economia dos EUA perde 533 mil postos de trabalho
Foto: www.g1.com.br

A economia dos Estados Unidos perdeu 533 mil postos de trabalho em novembro, o maior n�mero em 34 anos, informou o Departamento de Trabalho do pa�s nesta sexta-feira (5).

Com isso, a taxa de desemprego subiu de 6,5%, em outubro, para 6,7% no �ltimo m�s. Segundo o �rg�o, houve queda de emprego nos principais setores da ind�stria.

A divulga��o do �ndice era aguardada pelo mercado. Analistas previam, no entanto, que as perdas seriam de 300 mil a 350 mil postos de trabalho.

Al�m disso, o n�mero de vagas cortadas foi revisada para mais em outubro e setembro. Em outubro, o fechamento de vagas aumentou de 240 mil para 320 mil e em novembro, de 284 mil para 403 mil. Isso significa que 199 mil postos de trabalho a mais foram perdidos nesses dois meses frente ao inicialmente divulgado.

Recess�o

Em um comunicado, o governo informa que, desde o in�cio da recess�o, em dezembro de 2007, dado anunciado pelo National Bureau of Economic Research (NBER), grupo privado americano que prepara relat�rios sobre a situa��o econ�mica do pa�s, o n�mero de desempregados aumentou em 2,7 milh�es, e a taxa de desemprego cresceu 1,7 ponto percentual.

O desemprego cresceu igualmente entre homens e mulheres adultos, em 0,2 pontos percentuais de outubro para novembro. Entre eles, a taxa atual � de 6,5% e entre elas, 5,5%. Entre os adolescentes, o desemprego caiu 0,2 pontos percentuais, para 20,4%.

Setores

Na constru��o, foram cortados 82 mil postos de trabalho. O setor de servi�os sozinho cortou 370 mil empregos em novembro, ap�s perdas de 153 mil postos no m�s anterior.

Nas concession�rias de autom�veis, houve redu��o de 24 mil postos de trabalho.No setor de pl�stico e borracha, as perdas foram de 12 mil postos.

Tamb�m houve perdas significativas em alguns setores da ind�stria, como produtos de metais (15 mil postos), madeira (9 mil empregos), m�veis e produtos relacionados (7 mil), metais prim�rios (7 mil) e computadores e produtos eletr�nicos (7 mil).

A carga hor�ria semanal caiu para 33,5 horas, a mais curta desde que os dados come�aram a ser coletados, em 1964, informou um representante do Departamento de Trabalho.

(Com informa��es da Reuters)

Economia dos EUA perde 533 mil postos de trabalho em novembro
Redu��o do n�mero de vagas � a maior em 34 anos.
Com isso, taxa de desemprego no pa�s passou para 6,7%.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir