Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 06-12-2008

Itapemirim tem um dos Patrimônios Culturais do Brasil
Com muita animação, ao som de tambores e ao redor da fogueira, homens, mulheres e crianças acompanham a alegria dos jongueiros
Itapemirim tem um dos Patrimônios Culturais do Brasil
Foto: Secretaria de Comunicação Social PMI

Itapemirim tem um dos Patrimônios Culturais do Brasil: O Grupo de Jongo "Mestre Bento".

A Superintendência Estadual do Instituto Patrimonial Histórico Artístico Nacional (Iphan) promoveu no dia 03 de dezembro, às 19 horas, na Casa da Memória de Cachoeiro de Itapemirim, o evento de entrega da titulação de Patrimônio Cultural do Brasil. Entre os quatro grupos de jongo/caxambu do sul do estado está o Grupo de Jongo "Mestre Bento" de Itapemirim.

O certificado foi recebido pelo grupo com muita alegria e emoção, representado pela mestre Geralda Bertolino, na companhia dos integrantes Anísio Santos e Creuza (queque), que agora realizam esta atividade da cultura afro, com reconhecimento nacional, graças ao incentivo e apóio da administração municipal, através das Secretarias de Cultura, Turismo e Educação.

Com a titulação, o Museu de Folclore no Rio de Janeiro passará a receber arquivos do Grupo de Jongo "Mestre Bento" de Itapemirim. Além dele outros grupos três receberam os títulos: O Jongo "Mãe África, Pátria Amada, Brasil", de Presidente Kennedy; "Caxambu Santa Cruz", de Monte Alegre; e, "Caxambu Alegria de Viver", de Vargem Alegre, Cachoeiro de Itapemirim.

Com muita animação, ao som de tambores e ao redor da fogueira, homens, mulheres e crianças acompanham a alegria dos jongueiros em suas apresentações que acontece todos os fins de semana de lua cheia. Além do grupo adulto que é composto por 13 pessoas, o município agora possui um grupo mirim, formado por 17 crianças.


    Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir