Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 06-12-2008

Coopervidas Recebe O Apoio Da Secretaria De Estado Da Agricultura
O evento reuniu mais de duzentos representantes das Cooperativas do ES
Coopervidas Recebe O Apoio Da Secretaria De Estado Da Agricultura
Foto: Arquivo maratimba.com

O 3º Fórum de Presidentes e Executivos das Cooperativas Capixabas, promovido pela OCB/ES e realizado em 28 e 29 de novembro 2008, foi uma grande oportunidade para a COOPERVIDAS (Cooperativa de Valorização, Incentivo e de Desenvolvimento Agropecuário Sustentável), do Vale do Orobó, que reúne cerca de 50 (cinqüenta) pequenos produtores rurais do território sul litorâneo do ES (Piúma, Itapemirim, Marataízes, Rio Novo do Sul e Iconha).

O evento reuniu mais de duzentos representantes das Cooperativas do ES, e contou com as presenças do Presidente Nacional do Sistema OCB/SESCOOP/CNOOP, Márcio Lopes de Freitas, do Senador Renato Casagrande, do Secretário de Estado da Agricultura César Colnago, do Presidente da Junta Comercial do ES, Marcelo Zanúncio Gonçalves, e de autoridades dos Executivos e Legislativos Municipais.

Fundada em janeiro de 2007, a COOPERVIDAS está prevendo a primeira colheita de acerolas para o início do segundo trimestre de 2009. De acordo com seu Presidente, Ady Brunini, a COOPERVIDAS foi reconhecida como Pólo de Acerola no ES, pelo governo do estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, que apoiou o início do plantio com a doação de quatro mil mudas de acerola e seiscentas caixas plásticas para a colheita.

Durante seu pronunciamento no Momento Solene do 3º Fórum, o Secretário César Colnago fez questão de citar a COOPERVIDAS, anunciando que a SEAG estará contribuindo com mais 30.000 (trinta mil) mudas para o plantio de acerola.

O Plano de Negócios da COOPERVIDAS prevê a diversificação de frutas, como abacaxi e goiaba, a cultura de Seringueiras, além de produtos que possam agregar valores e retorno aos pequenos produtores. O apoio da SEAG às atividades planejadas é uma grande conquista de confiança e abre um amplo horizonte para o futuro do Vale do Orobó.

Neireuda Brito


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir