Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-12-2008

À FUTURA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE TURISMO
A Bem-te-vi-me-vendo abre inscrições para o seu Curso Livre de Iniciação em Arte Cênica
À FUTURA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE TURISMO

Manoel Manhães [email protected]

PROJETO DE LEI N.º xxx/09

DISPÕE SOBRE A INCLUSíO, NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS, DE NOÇÕES BÁSICAS DE TURISMO.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO DE MARATAÍZES APRESENTA O SEGUINTE PROJETO DE LEI:

Art. 1º - Fica incluída, na grade curricular do ensino fundamental, da disciplina de Noções Básicas de Turismo, nas escolas públicas da rede municipal.

Art. 2º - As Noções Básicas de que trata o artigo anterior serão ministradas aos alunos do ensino fundamental que se habilitarem, visando a suplementar a formação de cidadania e a inspirar, no futuro cidadão, o sentimento de preservação do seu habitat e a necessidade de promover a indústria do turismo local, resultando na sua fixação em seu local de origem.

Art. 3º - As Secretarias do Município da Educação; da Cultura; e do Turismo, Esporte e Lazer, contando, também, com a participação das Agências de Viagem que se dispuserem a colaborar, mediante ato conjunto, promoverão a implantação e a competente regulamentação das noções básicas de que trata o art. 1º, tornando-as compatíveis com o conteúdo do currículo oficial da rede municipal de ensino.

Art. 4º - As Noções de que trata esta lei deverão abranger, além de aspectos intrínsecos de preservação e respeito ao meio ambiente e dos pontos de atração turística, os aspectos culturais, históricos, geográficos, paisagísticos e climáticos.

Art. 5º - Esta lei entra em vigor na data de sua aplicação, revogadas as disposições em contrário.

MARINA de Tal
Secretária Municipal de Turismo

JUSTIFICATIVA

Este Projeto de Lei visa a esclarecer os aspectos culturais, climáticos, ambientais e turísticos da região em que vivem os alunos do ensino fundamental, por meio do ensino, da conscientização e da formação cultural do futuro cidadão. Além disso, vem reafirmar o previsto no inciso VI do § 1º do art. 225 da Constituição Federal. É inegável a importância do turismo no Estado, e, no caso, em nosso Município, onde existem inesgotáveis possibilidades turísticas, algumas ainda a serem exploradas. Por intermédio do turismo, surgem as oportunidades de emprego e renda de que tanto a população carece. Por ser de grande alcance social, e considerando-se que irá beneficiar uma grande parcela de alunos do ensino fundamental de nosso Município, bem como resultar em benefícios gerais aos municípios vizinhos, solicito apoio dos nobres colegas à aprovação deste projeto.

Marina de Tal
Secretária Municipal de Turismo

Obs. – O autor nem sabe quem é a Sra. Marina, cogitada futura secretária de Turismo. Cita o nome "Marina de Tal" apenas para "personalizar" o cargo para efeitos deste texto. Espero que a idéia possa ser útil a quem quer que ocupe a Secretaria de Turismo.


    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir