Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-12-2008

População teme a inflação e o desemprego, pesquisa CNI/Ibope
Dos entrevistados, 63% acreditam que desemprego vai aumentar. Para 67% das 2.002 pessoas ouvidas na pesquisa, inflação deve subir.
População teme a inflação e o desemprego, pesquisa CNI/Ibope
www.g1.com.br

A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira (15) aponta que a população teme um aumento na inflação e no desemprego para os próximos seis meses. De acordo com os dados da Confederação Nacional da Indústria, 63% dos entrevistados acreditam que o desemprego vai aumentar no país, enquanto 67% responderam que a inflação deve subir.

"Possivelmente influenciados pelo noticiário da crise internacional, ainda que otimistas em relação à capacidade de resposta da nossa economia, há um aumento de preocupação para os próximos seis meses, tanto em relação à inflação quanto em relação ao desemprego", disse o diretor de Relações Institucionais da CNI, Marco Antonio Guarita.

Os dados mostram também um leve movimento no sentido da desaprovação do governo no campo econômico, pois houve queda na avaliação quanto ao combate à inflação e ao desemprego, embora a maioria dos entrevistados tenha respondido que as ações referentes às políticas de juros melhoraram. No geral, Lula teve aprovação recorde no levantamenro divulgado nesta segunda.

Segundo a pesquisa, a aprovação do combate à inflação recuou três pontos percentuais, na comparação entre dezembro e setembro – de 52% para 49%. Já a avaliação quanto ao combate ao índice de desemprego continua positiva, com 57%, mas reduziu na comparação com setembro, quando o percentual era de 60%.

Apesar de a maioria dos entrevistados ter respondido que a crise é grave ou muito grave, 46% dos ouvidos disseram que não alteraram e nem pretendem alterar seus hábitos de consumo ou seu planejamento financeiro.

Juros


Os dados da CNI/Ibope apontam também que os brasileiros observaram melhora na política de juros do governo federal. A desaprovação nesse quesito que era de 55% em setembro caiu para 51%, sendo que a aprovação quanto à política de juros foi de 36% para 41%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 141 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

População teme aumento da inflação e do desemprego, aponta pesquisa CNI/Ibope

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir