Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2008

Governo brasileiro anuncia Santuário de Baleias e golfinhos
São Paulo — Decreto do presidente Lula declara as águas brasileiras um Santuário de Baleias e Golfinhos.
Governo brasileiro anuncia Santuário de Baleias e golfinhos
Foto: www.greenpeace.org

Foi publicado ontem, no Diário Oficial, o decreto do presidente Lula que declara as águas brasileiras um Santuário de Baleias e Golfinhos. A data coincidiu com os 21 anos da lei que proíbe o molestamento intencional e a caça desses animais.

Além de proteção, a medida busca incentivar o turismo de observação desses animais, que é uma forma de uso não-letal. O Brasil já possui grande reconhecimento pela preservação dos cetáceos: lançou na CIB, em 1999, a proposta de criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, uma área protegida que vai da costa brasileira à África.

Além de evitar a caça, essas áreas marinhas protegidas protegem as baleias e os golfinhos da poluição sonora dos oceanos, causada por sonares e tráfego de embarcações. "A criação desse santuário reafirma a posição conservacionista do nosso país e o importante papel que nossas áreas marinhas protegidas têm na preservação dos oceanos", afirma Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Oceanos do Greenpeace Brasil. O Greenpeace recomenda a criação de reservas marinhas que cubram 40% das águas profundas dos oceanos.

Governo brasileiro anuncia Santuário de Baleias e golfinhos.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir