Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-12-2008

Ataques aéreos de Israel à Faixa de Gaza mataram 57 civis
Três dias de bombardeios já mataram 320 pessoas e feriram mais de 1.420.
Ataques aéreos de Israel à Faixa de Gaza mataram 57 civis
Foto: www.g1.com.br

A ofensiva aérea de Israel contra alvos do movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza deixou desde sábado pelo menos 57 civis mortos, entre eles 21 crianças, de um total de ao menos 310 mortos, afirmou nesta segunda-feira (29) a ONU, citando dados obtidos de fontes médicas.

"Fizemos um levantamento de vítimas civis com fontes médicas. É de 57 mortos, entre eles 21 crianças, e pelo menos sete mulheres", disse Christopher Gunness, porta-voz da agência da ONU de ajuda aos refugiados palestinos.

Segundo o último balanço fornecido pelo chefe dos serviços de emergência na Faixa de Gaza, Muawiya Hasanein, os ataques aéreos israelenses, iniciados sábado, deixaram ao menos 320 mortos e 1.420 feridos.

Ataque terrestre iminente
Mais cedo nesta segunda, a área de fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza foi declarada "zona militar fechada" pelo Exército de Israel, informou um porta-voz militar israelense.

Com isso, as estradas de uma área distante entre 2 km e 4 km da fronteira ficam fechadas para os civis que não tenham salvo-condutos militares, e só moradores da região podem transitar por lá. Jornalistas também são banidos.

A justificativa é que militantes palestinos podem retaliar, lançando foguetes, os ataques israelenses ao território ocorridos desde sábado. Esse tipo de medida costuma prenunciar o lançamento de operações terrestres. O Exército de Israel concentra tropas na fronteira desde o início da ofensiva aérea.

As operações aéreas israelenses em Gaza já mataram mais de 320 pessoas e deixaram ao menos 1.420 feridos, segundo Muauiya Hasanein, chefe dos serviços médicos palestinos.

Ao mesmo tempo, os bombardeios a alvos do Hamas na Faixa de Gaza continuaram nesta segunda, matando pelo menos 11 palestinos.

Um ataque destruiu a casa de Maher Zaqout, um dos principais comandantes militares do Hamas, matando quatro membros de sua família e ferindo outros 20, segundo o Hamas. Zaqout não estava em casa no momento do ataque.

Outro ataque na cidade de Jabaliyah, na zona norte do território palestino, matou quatro meninas, com idades entre um e 12 anos, da mesma família, que morava perto de uma mesquita que foi alvo dos ataques.

Outros dois menores faleceram em uma ação em Rafah, sul da Faixa de Gaza. O sétimo morto era um ativista do Hamas.

Um avião israelense bombardeou a Universidade Islâmica de Gaza, um dos redutos do Hamas, sem deixar vítimas, disseram testemunhas. Aviões de guerra bombardearam a sede do Ministério do Interior em Gaza, segundo fonte palestina.

Por outro lado, o lançamento de um foguete palestino matou um homem insraelense na cidade de Ashkelon, no sul de Israel, segundo autoridades locais. No sábado, uma mulher morreu e quatro pessoas ficaram feridas na queda de foguete sobre casa em Netivot.

Na Cisjordânia, um palestino feriu a facadas quatro israelenses no assentamento de Modin Illit.

"Guerra sem trégua"
O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, disse ao Parlamento nesta segunda que Israel está comprometida em uma guerra "sem trégua" contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Não temos nada contra os habitantes de Gaza, mas estamos comprometidos em uma guerra total contra o Hamas e seus aliados", declarou Ehud Barak.

"A contenção que temos observado é uma fonte de força. Lutamos com uma vantagem moral. Eles disparam contra civis deliberadamente. Nós encurralamos os terroristas e evitamos, na medida do possível, atingir civis quando a gente do Hamas atua e se esconde intencionalmente em meio à população", acrescentou.

Já o negociador chefe palestino, Ahmed Qurie, disse que o processo de paz patrocinado pelos EUA está suspenso por causa das ofensivas em Gaza. "Não há negociações e não há maneira de haver negociações enquanto estivermos sendo atacados", disse a jornalistas.

A operação "Chumbo endurecido" é a mais violenta pelo menos desde a ocupação israelense dos territórios palestinos, em 1967.

A tensão cresce na região desde o fim, em 19 de dezembro, da trégua de seis meses entre Israel e o Hamas na região. O frágil cessar-fogo foi rompido unilateralmente pelo Hamas. Nos dias seguintes, houve ataques com foguetes palestinos a Israel, seguidos de ameaças de reação israelense, até o ataque iniciado no dia 27.

O enviado especial da ONU para o Oriente Médio, Robert Serry, disse à AFP que Israel permitiu, neste domingo, a passagem de 21 caminhões com utensílios médicos e grãos para a população de 1,5 milhão de pessoas do empobrecido território palestino.

Pressão internacional

Ao mesmo tempo, crescem em todo o mundo muçulmano os protestos de rua contra os ataques de Israel e contra os EUA, aliados israelenses. (assista ao vídeo ao lado)

A Casa Branca voltou a dizer nesta segunda-feira que o Hamas precisa parar de lançar foguetes contra Israel e concordar com um cessar-fogo "duradouro" com Israel.

Os EUA também se disseram preocupados com a situação humanitária na região e pediram que "todas as partes" envolvidas no conflito permitam a entrada de ajuda.

A secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, conversou por telefone com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e outros líderes mundiais para restaurar o cessar-fogo na região, segundo o Departamento de Estado.

Na ONU, uma declaração não vinculante, sem o mesmo peso de uma resolução, pediu no sábado "o cessar imediato de toda violência" e, às duas partes, que "interrompam imediatamente todas as atividades militares".

O comunicado, um raro exemplo de unidade sobre o tema de Gaza, foi aprovado após cinco horas de consultas a portas fechadas, a pedido da Líbia, único membro árabe do Conselho, mas não menciona diretamente Israel, nem o Hamas.

O Papa Bento XVI também condenou a violência entre Israel e os palestinos do Hamas, pedindo "um ímpeto de humanismo e de sabedoria por parte de todos os que têm alguma responsabilidade nesta situação trágica no Oriente Médio".

"Rogo pelo fim desta violência, que deve ser condenada em todas as suas manifestações e pelo restabelecimento da trégua na Faixa de Gaza. Peço um ímpeto de humanismo e de sabedoria por parte de todos os que têm alguma responsabilidade nesta situação", afirmou, durante a benção dominical do Angelus.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, monitora a situação na Faixa de Gaza, informou uma porta-voz no Havaí, onde o futuro chefe de Estado americano passa as festas de fim de ano.

O líder do Hamas no exílio, Khaled Mechaal, pediu aos palestinos que iniciem a terceira Intifada contra Israel e que cometam atentados suicidas.

Ataques aéreos de Israel à Faixa de Gaza mataram 57 civis, dizem Nações Unidas
Israel declarou fronteira "zona militar fechada" e prepara ataque aéreo.
Três dias de bombardeios já mataram 320 pessoas e feriram mais de 1.420.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir