Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 29-12-2008

Ataques israelenses provocam caos nos hospitais de Gaza
O "caos" tomou conta dos hospitais da Faixa de Gaza, que t�m que lidar com "um fluxo constante de feridos"
Ataques israelenses provocam caos nos hospitais de Gaza
Foto: http://www.google.com

GENEBRA (AFP) � O "caos" tomou conta dos hospitais da Faixa de Gaza, que t�m que lidar com "um fluxo constante de feridos" desde o in�cio dos ataques israelenses contra o territ�rio palestino, alertou nesta segunda-feira o Comit� Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

"� o caos nos hospitais", afirmou o CICV, citando informa��es transmitidas por sua antena em Gaza. "Os m�dicos t�m que lidar com um fluxo constante de feridos desde o dia 27 de dezembro", frisou em comunicado a organiza��o humanit�ria, com sede em Genebra.

"Estamos completamente sobrecarregados diante do alto n�mero de pessoas internadas com ferimentos muito graves. Nunca vi isso", declarou ao CICV o chefe da equipe de cirurgi�es do hospital Shifa, em Gaza.

O CICV conta atualmente com oito expatriados e 65 funcion�rios locais em Gaza. No entanto, segundo a organiza��o "os funcion�rios do CICV n�o puderam se deslocar na Faixa de Gaza por causa do prosseguimento dos ataques".

Uma equipe do CICV devia tentar nesta segunda-feira chegar ao hospital de Shifa. A organiza��o humanit�ria tamb�m prev� enviar mais funcion�rios ao territ�rio, principalmente cirurgi�es.

O CICV conseguiu fazer entrar em Gaza nesta segunda-feira cinco ambul�ncias e tr�s caminh�es carregados com unidades de transfus�o de sangue e pe�as de geradores el�tricos para hospitais. A organiza��o, que coopera com o Crescente Vermelho palestino, pretende fazer entrar mais equipamentos m�dicos no territ�rio nos pr�ximos dias.

De um modo geral, "a situa��o humanit�ria continua preocupante", segundo o CICV. "As ruas de Gaza est�o desertas. No entanto, longas filas se formam diante das padarias, e os pre�os dos alimentos da cesta b�sica est�o aumentando rapidamente", relataram os funcion�rios da organiza��o em Gaza.

Ataques israelenses provocam caos nos hospitais de Gaza.
O "caos" tomou conta dos hospitais da Faixa de Gaza, que t�m que lidar com "um fluxo constante de feridos".


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir