Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2009

IV Caminhada Litorânea de Marataízes Verão 2009
As falésias de Marataízes, agora Unidade de Conservação (UC), será o ponto de partida da IV Caminhada Litorânea
IV Caminhada Litorânea de Marataízes Verão 2009
Falésias em Marataízes
Foto: Reynaldo Monteiro

A ONG Caminhadas e Trilhas já está em fase final para a realização da IV Caminhada Litorânea de Marataízes, que acontece no próximo dia 25 de janeiro.

O ponto de encontro dos trilheiros será na Praça da Praia Central, em frente à Banca de Revistas, com a concentração a partir das 5:30 h da manhã.

Os participantes serão transportados, até o local de partida da caminhada, em um ônibus fretado pela organização, que também oferecerá lanche na saída, e água para hidratação. Haverá também ambulância e transporte de apoio. Na chegada, os participantes serão recepcionados com uma grande festa de confraternização.

De acordo com os organizadores, a tradicional caminhada tem um percurso de 18 km. O tempo para percorrer o trajeto que vai das Falésias, localizadas na Praia de Boa Vista, até o Bar e Restaurante do Geredys, na Praia da Colônia, é de aproximadamente 4 horas. O custo, por participante, é de R$ 15.

Os 200 primeiros inscritos receberão camisas que deverão usar no dia do evento ou pulseiras identificadoras. A caminhada acontecerá independente das condições climáticas!

Monumento Natural Municipal de Marataízes

Através do Decreto Municipal 193/2008, as Falésias de Marataízes, desde o início deste mês de dezembro, passaram a ser consideradas como Unidade de Conservação (UC), com a criação do Monumento Natural Municipal, com uma área de 42,14 hectares.

O Monumento Natural é uma categoria de UC que tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares e/ou de grande beleza cênica, conforme estabelece a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC, Lei 9985/2000).

A criação deste Monumento Natural é iniciativa da ONG Caminhadas e Trilhas - Preserve, IEMA e Prefeitura Municipal de Marataízes.

Além da beleza natural, o local ainda guarda histórias riquíssimas, como o local de nascimento de Domingos Martins, o maior herói nascido em terras capixabas. Por aquela encosta, conhecida pelas Barreiras Vermelhas do Siri, os portugueses, nos idos do século XVII, autorizaram a entrada da Missão Francesa no Brasil. Por lá também havia trechos da Estrada Geral do Brasil Colonial.

Esta beleza espetacular, representada pelas Falésias de Marataízes, é um verdadeiro convite à contemplação. Emocione-se e ajude-nos a preservar nossas praias.

Maiores informações sobre a IV Caminhada Litorânea de Marataízes podem ser acessadas pelos sites www.caminhadasetrilhas.com.br e [email protected], ou ainda pelos telefones (28)9915-6889 ou 3515-1092


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir