Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 02-01-2009

Muçulmanos pelo mundo protestam contra a ofensiva de Israel
Manifestantes enforcam boneco representando o presidente de Israel, Shimon Peres, em protesto nesta sexta-feira (2) em Cabul, capital do Afeganistão.
Muçulmanos pelo mundo protestam contra a ofensiva de Israel
Foto: Reuters

Milhares de muçulmanos foram às ruas nesta sexta-feira (2) atendendo à convocação do Hamas por um "dia de cólera" contra os sete dias de ataques de Israel contra a Faixa de Gaza.

Em várias cidades do mundo islâmico, como Jacarta, na Indonésia, Manila, nas Filipinas, também houve protestos

Palestinos protestaram em Ramallah, onde fica a Autoridade Palestina na Cisjordânia. A manifestação, protegida por um forte esquema de segurança, começou no centro de Ramallah depois das tradicionais orações da sexta-feira.

Agitando bandeiras palestinas e do Fatah - o movimento do presidente Mahmud Abbas - e algumas do Hamas, os manifestantes gritavam "sacrificamos nossa alma e nosso sangue por Gaza", o que era seguido de palavras de ordem de apoio ao Hamas; não faltavam os que pediam a Ismail Haniyeh, dirigente do Hamas, para "atingir o coração de Tel Aviv".

A polícia palestina na Cisjordânia proíbe, em geral, as manifestações de apoio ao Hamas, que tirou de Gaza a Autoridade Palestina, em junho de 2007.

Em Jerusalém, onde a polícia israelense trabalha com importantes reforços e acesso limitado à esplanada das Mesquitas, cerca de 3.000 fiéis rezavam sem incidentes.

No entanto, palestinos atiraram pedras e enfrentaram a polícia israelense em vários bairros, constatou um fotógrafo da AFP.

Muçulmanos pelo mundo protestam contra a ofensiva de Israel em Gaza
Protesto na Cisjordânia foi feito sob forte esquema de segurança.
Atos do "dia de cólera" também ocorreram em outros países muçulmanos.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir