Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-01-2009

Designado de Obama para secretário de Comércio rejeita o cargo
Governador do Novo México recusou cargo devido a investigação judicial. Obama disse que aceitava afastamento de Richardson com profundo pesar.
Designado de Obama para secretário de Comércio rejeita o cargo
Foto: Charles Dharapak/AP

Bill Richardson, escolhido pelo futuro presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para secretário de Comércio, recusou o cargo devido a uma investigação judicial feita numa empresa que mantém negociações com o Estado do Novo México, do qual é governador.

Ao ser consultado sobre o caso, Obama disse, em seguida, que aceitava o afastamento de Richardson "com profundo pesar" e que procuraria rapidamente um substituto, antes da posse, no dia 20 de janeiro.

Bill Richardson, de 61 anos, anunciado no dia 3 de dezembro como secretário de Comércio, é um veterano da equipe Clinton, cuja adesão a Barack Obama colocou o peso da comunidade hispânica ao lado do primeiro presidente negro eleito dos Estados Unidos.

"Bill traz estatura internacional e uma profunda compreensão da economia mundial atual. Compreende que os êxitos comerciais atuais em Detroit, ou Columbus, frequentemente, dependem de conseguir vender produtos em lugares como Santiago, ou Xangai", disse Obama na época, ao apresentar Richardson à imprensa.

Filho de mãe mexicana e pai americano, Richardson é o único governador de origem hispânica à frente de um Estado nos EUA - o Novo México. Nascido em 15 de novembro de 1947, passou a infância no México e fala inglês e espanhol.

Durante 15 anos (1983-1997), Richardson foi representante do Novo México no Congresso, antes de representar os EUA nas Nações Unidas, no segundo mandato de Bill Clinton, que o nomeou secretário de Energia (1998-2001).

Designado de Obama para secretário de Comércio rejeita o cargo
Governador do Novo México recusou cargo devido a investigação judicial.
Obama disse que aceitava afastamento de Richardson com profundo pesar.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir