Categoria Economia  Noticia Atualizada em 08-01-2009

Trabalhador não pagará IR sobre venda de férias
O trabalhador que optar por vender dez dias de férias não vai mais pagar Imposto de Renda relativo ao período.
Trabalhador não pagará IR sobre venda de férias
Foto:



O trabalhador que optar por vender dez dias de férias não vai mais pagar Imposto de Renda relativo ao período. Segundo uma publicação da Receita Federal no "Diário Oficial", as empresas não vão mais descontar o IR do valor recebido pelos funcionários que decidirem tirar apenas 20 dias de férias.

A medida adotada servirá para unificar o procedimento na Receita, já que, por não haver determinação expressa sobre a cobrança do IR na venda de férias, algumas empresas retiam recursos na fonte.

A Receita explicou ainda que, ao questionar a cobrança na Justiça, o trabalhador ganhava a ação. Após muitas ações perdidas, o órgão decidiu editar esta norma, para esclarecer qual postura deverá ser adotada pelas empresas.

A Receita Federal informou também que serão abertas hoje, a partir das 9h, as consultas ao 1º lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física 2008. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a página na internet (www.receita.gov.br) ou ligar para 146.

Neste lote residual, constam 54,8 mil contribuintes com direito à restituição, no valor de R$ 74,6 milhões. Os valores serão depositados nas contas correntes no dia 15 de janeiro.

Fonte: Gazeta On-line
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir