Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 12-01-2009

Marta a melhor do mundo pela terceira vez pela FIFA
Cristiano Ronaldo somou 935 pontos. Em segundo lugar ficou o argentino Lionel Messi com 678 pontos.
Marta a melhor do mundo pela terceira vez pela FIFA
Foto: http://globoesporte.globo.com

� a coroa��o de uma temporada perfeita. Tenho que agradecer a todos os meus familiares, aos meus companheiros. Estou muito feliz. � o dia mais feliz da minha vida. Espero voltar outras vezes. Muito obrigado a todos - disse Cristiano Ronaldo.

Cristiano Ronaldo somou 935 pontos. Em segundo lugar ficou o argentino Lionel Messi com 678 pontos. O terceiro foi o espanhol Fernando Torres, com 203. Kak� teve 183 pontos e o espanhol Xavi ficou em quinto com 155. O sistema de vota��o e de pontua��o para a elei��o de melhor do mundo em 2008 seguiu o padr�o utilizado nos �ltimos anos. Participaram do pleito treinadores e capit�es de 155 sele��es nacionais, que escolheram tr�s nomes cada de uma lista elaborada previamente pela organiza��o do pr�mio. As escolhas t�m pesos diferentes: cada voto para primeiro lugar equivale a cinco pontos; para segundo, tr�s pontos e um pontinho para cada voto de terceiro lugar.

O jogador portugu�s recebeu o pr�mio das m�os de Pel�, que contou uma hist�ria que aconteceu no ano passado, quando Kak� levou o pr�mio.

- No ano passado disse aqui no palco ao apertar aos m�os dele que em 2008 daria o pr�mio para ele. E isso aconteceu - anunciou Pel�.

Cristiano Ronaldo, que havia ficado em terceiro lugar em 2007, � o segundo jogador portugu�s a receber o pr�mio. Em 2001, o meia Figo tamb�m foi premiado pela Fifa. O Brasil, com oito vencedores, � o pa�s com mais eleitos. O atacante do Manchester United era o favorito no pleito da Fifa. Um sinal claro disso aconteceu em dezembro quando o portugu�s recebeu a Bola de Ouro da revista France Football, o pr�mio mais tradicional do futebol europeu.

Cristiano Ronaldo nasceu em Funchal, na Ilha da Madeira. Come�ou sua carreira como profissional no Sporting, onde n�o ficou muito tempo, apenas quatro anos. Em 2002, ainda com 17 anos, carimbou seu passaporte para Old Trafford depois de arrebentar em um amistoso contra o Manchester United, em Lisboa. O t�cnico Alex Ferguson, encantado com o futebol do jovem, pagou cerca de 13 milh�es de libras e venceu a disputa com Arsene Wenger, que queria lev�-lo para o Arsenal.

Desde ent�o, a carreira de Cristiano Ronaldo deslanchou. Na temporada 2007/2008, ele foi o principal jogador do Manchester United na vitoriosa campanha que culminou com os t�tulos da Premier League e da Liga dos Campe�es. Fez 41 gols na temporada e terminou na artilharia do Ingl�s com 28 gols, superando �dolos como Bobby Charlton. Para fechar 2008 com chave de ouro, ajudou o time a conquistar o segundo Mundial de Clubes, com a vit�ria por 1 a 0 sobre o LDU, no Jap�o.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir