Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-01-2009

O ELOGIO E A CRÍTICA
É interessante observar como lidamos com esses dois opostos.
O ELOGIO E A CRÍTICA

É interessante observar como lidamos com esses dois opostos.

Quando eu era adolescente, adorava elogios, mesmos os falsos. Eu necessitava deles, na minha insegurança juvenil, pois reforçavam o meu ego e faziam com que eu me achasse a rainha da cocada preta..

As críticas eram impulsivamente contestadas ou então lindamente justificadas.

Hoje, passando alguma coisa dos quarenta, olho para mim e gosto do que vejo.

Os elogios são bem vindos e, quando sinceros, supérfluos. Sei o quanto valho.

As críticas são bem vindas e, quando injustificadas, insípidas. Sei o quanto me falta.
Seria interessante colocar-se mais à disposição para o elogio e a critica. E ter argumentos suficientes para sustentar os dois pólos.

Tem elogio que é baba ovismo ou oportunismo. Exemplo: gente que antes falava mal de Jander e afagava Toninho, hoje diz que Jander é a cara do Leonardo Di Caprio. Isso não é elogio, é uma mentira deslavada com a nítida intenção de arrumar uma boquinha. Aliás, eu já estou patenteando um aparelho que será de grande utilidade, chamado babaovômetro e funcionará da seguinte forma: Quando o órgão ovular da celebridade receber uma quantidade excessiva de baba, um apito agudo será ouvido para que o babador possa desconfiar e diminuir a babação.

Tem crítica que é rancor, ressentimento. Nem bem o Jander esquentou a cadeira na Prefeitura e os adversários já começaram o bombardeio. Seria de muito bom tom e dignidade que esses críticos "dessem um tempo" para que o prefeito eleito mostrasse a que veio e, só então, diante de uma administração ruim, as críticas fossem feitas.

Da mesma forma, que as críticas ao ex prefeito fossem baseadas em provas, laudos técnicos. Até este momento a população não sabe, de fato, o que está acontecendo com o prédio novo da prefeitura. Uns declaram que tem problemas sérios na estrutura, outros que não tem água, luz, mobiliário adequado. Cada cidadão tem o direito e o dever de visitar a nova prefeitura e ver in loco como está a situação, argüindo a quem de competência, denunciando se for o caso e tirando suas conclusões.Esta obra foi construída com o dinheiro de cada contribuinte e temos a obrigação de fiscalizar.

Nós, articulistas, somos formadores de opinião e temos uma grande responsabilidade sobre o que escrevemos. Não podemos deixar que nossas paixões partidárias ou picuinhas particulares interfiram no que colocamos em nossos artigos.

Falar mal do ex prefeito em nada enaltece o atual. Falar bem do atual em nada o ajuda enquanto ele não mostrar sua real capacidade de administrar Marataízes.

O elogio e a crítica podem ajudar a construir ou a destruir.

Depende de quem faz e como faz.

Depende de quem recebe e como recebe.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir