Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-01-2009

A RECEITA DO CHÁ
É um enorme prazer dividir com os meus amigos capixabas um pouco das vivências relacionadas à gestão de pessoas
A RECEITA DO CHÁ

Por: Pablo Nascimento Beloni

É um enorme prazer dividir com os meus amigos capixabas um pouco das vivências relacionadas à gestão de pessoas que tenho experimentado aqui na realidade do estado de São Paulo. Nessa coluna vou trazer experiências, idéias e alguns cases de sucesso, com o propósito de proporcionar a você uma reflexão e consequente crescimento em sua vida profissional.

Por isso, vou falar um pouco do que precisamos para nos destacarmos no mercado de trabalho. Então, prepare a caneta e o papel e anote a receita do CHA que é a sensação do mercado de trabalho. Os ingredientes são: uma xícara de CONHECIMENTO, uma pitada de HABILIDADE e dois litros de ATITUDE.

Essa receita humoriza três competências essenciais para o profissional do século XXI: Conhecimento, Habilidade e Atitude, que devem ser aplicadas nas devidas proporções acima.

O mundo do trabalho está com o foco voltado para os profissionais pró-ativos, que deteêm um bom nível de conhecimento, possuem habilidades técnicas, mas principalmente, fazem acontecer, teêm atitude, pois tão importante quanto possuir o conhecimento é saber utilizá-lo de maneira assertiva.

Hoje, os cenários corporativos estão dinâmicos e mudam constantemente, não dando mais espaço para as pessoas que esperam as coisas acontecerem ou que precisam receber ordens a todo o momento para, a partir daí, agirem.

Pessoas assim fazem parte de modelos de gestão antigos, como o Taylorismo, do engenheiro norte-americano Frederick W. Taylor, ele propunha uma intensificação da divisão do trabalho, ou seja, fracionar as etapas do processo produtivo de modo que o trabalhador desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas, onde não havia espaço para propor soluções, aprimorar conceitos, procedimentos ou conhecer os processos como um todo.

Os novos modelos de gestão empresarial nos dizem que essa postura de inércia não deve ser mais assumida pelos profissionais dessa era, muito pelo contrário, as empresas estão em busca de pessoas que possam propor melhorias, solucionar situações e que estejam ativamente ligadas aos seus objetivos estratégicos.

Para isso, é necessário ter conhecimento cognitivo, habilidade e muita, muita atitude. Eugênio Mussak, no seu livro Metacompetência, nos diz mui sabiamente que é imprescindível ao profissional de hoje "saber, saber fazer, e querer fazer".

Percebemos que o profissional, seja ele o jovem que quer entrar no mercado de trabalho ou o experiente que deseja manter sua empregabilidade, precisa ter essa atitude, essa pro-atividade, que na nova gestão de pessoas pesa muito no momento de um processo de seleção, numa entrevista, dinâmica de grupo ou numa esperada promoção.

Não fique acumulando seu conhecimento esperando as coisas acontecerem tome a iniciativa. Atitude é uma postura, uma disposição interior para agir, por isso aja, faça acontecer.

E não se esqueça: Tomar uma dose de CHA diariamente contribui grandemente para o seu sucesso profissional.

Pablo Nascimento Beloni é capixaba, residente em São Paulo, Analista de Recursos Humanos, Professor e Pós-Graduando em Gestão Estratégica de Pessoas.

Fonte: O Autor
 
Por:  Pablo Nascimento Beloni    |      Imprimir