Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-01-2009

MOTIVAÇíO NAS EMPRESAS:
O Prof. Massaru Ogata sempre destacou a importância da continuidade da Motivação nas Empresas
MOTIVAÇíO NAS EMPRESAS:

Incentivos Financeiros para a Produtividade

O Prof. Massaru Ogata sempre destacou a importância da continuidade da Motivação nas Empresas. Um dos Maiores palestrantes do País, Ogata tem o mapa da mina:

A partir de um certo ponto, o dinheiro deixa de ser o objetivo. O interessante é o jogo.

Aristótels Sokratis Onassis
Magnata Greto
Em 1927 com apenas US$ 250.00 foi para a Argentina tentar a vida
Fez fortuna com navios mercantes
Esmirna, Turquia 15/01/1906 - Paris, França 15/03/1975

Sua empresa irá lhe pagar 50% mais! Todos os meses!

Se você produzir 50% mais, todos os meses!

Você topa?

Vamos juntos realizar uma pequena reflexão a partir do conhecimento de estudiosos, experientes e especialistas, sobre o quanto, os incentivos financeiros são efetivos para a motivação nas empresas com o objetivo de se elevar, e ou, manter a produtividade.
Brevíssima história do dinheiro como salário:

A moeda como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início praticava-se o escambo que é a troca de mercadorias por outras mercadorias.

O gado e o sal foram muito usados como moeda-mercadoria. A palavra pecus (gado) derivou a palavra pecúnia (dinheiro). A palavra salário tem como origem a utilização do sal em Roma pelo pagamento de serviços prestados.

O metal por apresentar vantagens como a possibilidade de entesouramento, divisibilidade, raridade, facilidade de transporte, pouco ou nada perecíveis, etc.. o que o levou a ser usado como moeda de pequenas dimensões como dinheiro. E posteriormente o papel moeda.

O sistema de remuneração pode ser compreendido como o método a ser adotado por uma determinada organização para retribuir ou compensar o trabalho de pessoas ou grupos. Assim, as organizações definem sua estrutura salarial pelo juízo de valor atribuído às competências necessárias, ou exigidas, por cada posto.
Oficina Internacional do Trabalho - 1995

Logo, remuneração periódica em dinheiro como um salário é a forma normalmente empregada pela maioria das empresas.

AGORA, É EFETIVO O USO DO DINHEIRO NA FORMA DE INCENTIVO E COMO MOTIVAÇíO NAS EMPRESAS PARA O AUMENTO DE PRODUTIVIDADE?

Vamos verificar 3 questionamentos parecidos, mas diferentes em suas ordens de valores:

A produtividade está diretamente relacionada com a motivação para o trabalho. Pessoas motivadas produzem mais e melhor, com os mesmos recursos.

Dilza Taranto Pereira
Pedagoga
MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos - FGV/RJ
Coodenadorado Núcleo da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Macaé
Professora de Recursos Humanos nos Cursos Politécnicos de Gestão de
Recursos Humanos e Gestão da Indústria de Petróleo e Gás
Gerente da Administração de Recursos Humanos da Petrobrás/ UN - BC / RH

E qual é a maior motivação no trabalho da maioria dos funcionários e colaboradores?
1 - É, ou não, o dinheiro um fator de motivação nas empresas?
Claro que é!

Principalmente para alguns setores da empresa que estão ligados diretamente a geração de resultados de negócios! Então vejamos:

A empresa lança um incentivo financeiro extra para os profissionais da área comercial que já atingiram 85% da meta do mês e ainda faltam 10 dias para terminar o mês. O incentivo será entregue aos profissionais que superarem suas metas em 10% e o dobro do incentivo financeiro proposto se superaram suas metas em 20%. Você considera que existirá esforço extra destes profissionais para buscar um resultado superior?

Segundo dados da pesquisa realizada pelo Grupo Catho em dezembro de 2001 com 9.174 profissionais, quase 70% deles vêem o acúmulo de dinheiro como algo muito ou intensamente motivador. Mas para 93,83%, vencer desafios é o que mais conta.

"Chega de homenagens, eu quero o dinheiro!"

João Rubinato
Conhecido por Adoniran Barbosa
Cantor e Compositor

2 - É, ou não, o dinheiro um dos fatores mais importantes de motivação nas empresas?
Há controvérsias!

Para os assalariados da base da pirâmide da hierarquia organizacional qualquer incentivo financeiro extra é um forte fator de motivação, pois estes ainda têm dificuldades em suprir suas necessidades de níveis mais baixos conforme os estudos de Maslow.

Geralmente para os assalariados do meio da pirâmide organizacional para cima, os incentivos financeiros são menos motivadores em comparação ao conjunto de outros benefícios que podem ser discutidos. Podem existir variações de nível de valores que estão ligadas aos profissionais dos setores que geram negócios para a empresa, geralmente para estes profissionais os incentivos financeiros são fatores de motivação.

"A questão salarial é importante para a motivação, pois está ligada diretamente à satisfação das necessidades básicas do funcionário. Por si só, não é suficiente para motivá-los. Em empresas onde a remuneração é muito abaixo do mercado esse fator tende a ser o primeiro, mas isso só deve ser comprovado quando for constatado um turnover alto. Satisfeita as necessidades básicas, esse fator se torna cada vez menos importante na cadeia de valores de motivação."

Flávia Kahale
Diretora de Pesquisa do Instituto MVC
Texto publicado no livro Motivação Liderança e Lucro
Marco Aurélio Ferreira Vianna

Uma pesquisa realizada pela Wirthlin Worldwide nos Estados Unidos mostrou que nem sempre a premiação em dinheiro é a forma mais eficiente de estimular os funcionários. Do total de entrevistados (entre funcionários que haviam sido premiados in cash), 29% pagaram contas, 18% não lembravam o que fizeram com o prêmio e 15% não lembravam de terem recebido o prêmio. A conclusão do estudo: se não forem bem administradas, as recompensas em dinheiro acabam esquecidas e, assim, perdem o seu caráter motivador. 3 - É, ou não, o dinheiro, o mais importante fator de motivação nas empresas?
Não é!

Aqui entramos num campo de discussão onde diversas pesquisas que confrontaram escolhas de benefícios no trabalho apontam que o dinheiro não é o mais importante para uma grande parcela de trabalhadores. Mostrando que pode ser um grande erro uma empresa apenas apostar em incentivos financeiros como elemento de motivação nas empresas em detrimento de outros benefícios.

O que motiva as pessoas? ...o dinheiro é apenas um elo fraco se as condições de trabalho não forem saudáveis ou se o trabalho em si não for interessante

Robbins, H e Finley, M
Porque as equipes não funcionam: O que não deu certo e
como troná-las criativas e eficientes
Rio de Janeiro - Editora Campus - 1997

Conclusão:
Como vemos o dinheiro é fundamental para se manter o relacionamento empresa e funcionários e também percebemos pelo aqui exposto que os incentivos financeiros, quando aplicados com critérios e em condições adequadas de trabalho, são um dos fatores de motivação nas empresas.

Podemos assim verificar que o maior fator de motivação nas empresas continua sendo o trabalho em si e as condições que o cercam!

Os fatores motivadores, relativos ao trabalho em si (fatores intrínsecos ao trabalho), são mais eficazes, motivando as pessoas para um desempenho superior.
Herzberg citado por Nakamura, 1994, p.63

...se os gerentes quiserem aumentar a motivação e o desempenho acima do nível normal, é preciso enriquecer o trabalho em si.
Hampton, Dr

Administração: Comportamento Organizacional
São Paulo - McGraw - Hill - 1990

E para manter o nível de motivação nas empresas que eleva a produtividade é fundamental a comunicação constante entre a empresa e os funcionários e colaboradores em suas várias formas, como textos internos periódicos, eventos, avaliações constantes, confraternizações organizacionais, palestras e seminários, etc... Pois assim, se alinham os objetivos e se renovam as energias!

"Colaboradores com baixo nível de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção.

Em setores / áreas / empresas onde encontramos colaboradores motivados, esse índice atinge níveis de até 60%."
Denise Dutra - Consultora Sênior do Instituto MVC
Flávia Kahale - Diretora de Pesquisa do Instituto MVC

a comunicação facilita a motivação por esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, avaliar a qualidade de seu desempenho e orientar sobre o que fazer para melhorá-lo.
Robbins, Stephen P
Comportamento Organizacional - 9a Edição - Prentice Hall – 200

Sucesso sempre! Ramon Barros


Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir