Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 17-01-2009

Israel aprova cessar-fogo unilateral em Gaza
Hamas promete continuar lutando at� que todas as tropas israelenses saiam de Gaza
Israel aprova cessar-fogo unilateral em Gaza
Foto: www.estadao.com.br

CIDADE DE GAZA - O gabinete de seguran�a israelense aprovou neste s�bado, 17, um cessar-fogo unilateral para interromper 22 dias de ofensiva na Faixa de Gaza, mas o grupo extremista Hamas, que controla o territ�rio, promete continuar lutando at� que todas as tropas israelenses deixem a �rea. Durante todo o dia, at� a reuni�o do gabinete, Israel continuou a bombardear Gaza. Os bombardeios terminar�o �s 2h da madrugada de domingo, hora local.

Em declara��es dadas imediatamente ap�s a reuni�o, o primeiro-ministro Ehud Olmert disse que o Hamas "subestima a determina��o de Isarel", e que o grupo "ainda n�o percebeu o quanto foi ferido". O chefe de governo disse ainda que a guerra de Israel "n�o � contra o povo de Gaza". Ele tamb�m acusou o governo iraniano de "buscar hegemonia na regi�o", usando como instrumentos o Hamas e o grupo liban�s Hezbollah.

O gabinete aprovou um plano de cessar-fogo que manter� soldados de Israel posicionados no territ�rio "por alguns dias", segundo uma fonte. Olmert disse que as tropas partir�o se o Hamas deixar de disparar foguetes contra cidades israelenses.

Um porta-voz do Hamas disse que o simples cessar-fogo n�o basta. "O ocupante deve interromper seu fogo imediatamente e retirar-se nossa terra e suspender seu bloqueio e abrir todas as passagens, e n�s n�o aceitaremos nenhum soldado sionista em nossa terra, n�o importa o quanto isso custe", disse Fawzi Barhoum.

Mais de 1,1 mil palestinos foram mortos nas tr�s semanas de viol�ncia, de acordo com palestinos e a ONU. Treze soldados de Israel perderam a vida.

Israel lan�ou ataques a�reos contra a Faixa de Gaza em 27 de dezembro, e tropas terrestres seguiram uma semana mais tarde.

Sem um acordo com o Hamas, diplomatas dizem temer que Israel permita apenas a entrada de muito poucas mercadorias em Gaza, atrapalhando a reconstru��o e criando mais dificuldades para o povo.

Israel aprova cessar-fogo unilateral em Gaza
Hamas promete continuar lutando at� que todas as tropas israelenses saiam de Gaza


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir