Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-01-2009

Trem de Obama chega a Washington e encerra viagem simbólica
O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, e sua filha Malia acenam ao desembarcar do trem na chegada a Washington
Trem de Obama chega a Washington e encerra viagem simbólica
Foto: Stan Honda /AFP

O trem com o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou por volta das 21h40 (horário de Brasília) a Washington, onde ele tomará posse na próxima terça-feira (20).

Obama e sua família embarcaram neste sábado (17) em uma simbólica viagem de trem, que deu início oficialmente aos quatro dias de festejos para sua posse como novo presidente dos EUA.

O trem partiu da Filadélfia, berço da independência americana há mais de 200 anos, até a Union Station, a quase um quilômetro do local onde prestará juramento como o primeiro presidente afro-americano do país na próxima terça-feira.

O percurso é, em parte, uma homenagem ao herói de Obama, Abraham Lincoln, que, antes de ser presidente também foi legislador do Illinois e realizou a mesma viagem a caminho de sua posse, em 1861.

Baltimore

Na sua última parada, em Baltimore, o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, pediu união entre os americanos e voltou a falar sobre os desafios que vai enfrentar.

Obama também disse que vai cometer aulguns erros ao longo dos próximos anos. O presidente eleito disse que carrega para a Casa Branca vozes e histórias de pessoas que encontrou durante a campanha eleitoral.

Vice-presidente

O vice-presidente eleito, Joseph Biden, foi homenageado pelo presidente eleito na primeira parada da simbólica viagem de trem entre a Filadélfia e Washington. O trem parou na cidade de Wilmington, no estado de Delaware, onde Biden serviu como senador desde sua renúncia na quinta-feira passada. Agora, os dois seguem viagem para Washington.

Em discurso, Obama afimou que chegou o momento de o povo americano se levantar. "Nós sabemos que há muito trabalho pela frente. A nação está em guerra com a economia. Este é o momento de nos levantarmos", declarou o presidente eleito.

Barack Obama disse que defenderá os aposentados, trabalhará a favor da indústria automobilística e representará os valores do povo americano. "As histórias que vocês trouxeram durante a campanha vão nos conduzir para frente", afirmou Obama ao fazer referência aos projetos do novo governo.

Trem de Obama chega a Washington e encerra viagem simbólica.
Viagem de presidente eleito dos EUA dá início a festejos de posse.
Obama e família refizeram percurso de Lincoln da Filadélfia a Washington.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir