Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-01-2009

Obamania reflete a esperança dos americanos no novo governo
Vendedores de lembranças de Obama estão por toda Washington
Obamania reflete a esperança dos americanos no novo governo
Foto: Chico Mendez/G1

Os americanos estão tomados por um clima de esperança. Milhares de pessoas desfilam pelas ruas de Washington com a palavra "hope" (esperança, em inglês) estampada nas camisetas e bonés. "Hope" e "change" (mudança), por sinal, foram os temas da campanha de Obama. Esse clima se traduz em números. Uma pesquisa do jornal The Washington Post, divulgada neste domingo (18), mostra que cerca de 80% dos americanos têm uma impressão positiva de Obama e 70% acreditam que ele vai botar a economia do país nos trilhos novamente. Ainda segundo a pesquisa, 52% entrevistados disseram que as expectativas para o novo governo são altíssimas.

Valerie Bleakmore está entre os que apostam todas as fichas em Obama para mudar o país. Ela dirigiu sua picape de Houston, no Texas, até Washington. A viagem levou três dias. "Vale a pena. Tenho que estar presente num momento como esse". No porta-malas, camisetas, broches e fotografias de Obama. Valerie não acredita que a "obamania" é passageira. Tanto é assim que ela faz questão de deixar com os seus "clientes" um cartão postal com seu telefone e email. " O que você precisar do Obama eu tenho. É só me ligar. Mando entregar na sua casa", conta.

Os vendedores de rua, por sinal, estão por toda a parte em Washington. Vende-se de tudo, com a cara do Obama, é claro. Gravata, boné, adesivos, copos, garrafa térmica e até pimenta. No domingo pela manhã, na Political Americana Shop, a loja de "bugigangas" mais tradicional de Washington, a fila para pagar estava próxima da porta de saída. Tinha muita gente saindo com o molho de pimenta Obama.

Obamania reflete a esperança dos americanos no novo governo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir