Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-01-2009

OBAMA NAS ALTURAS!
Passei o dia inteiro em casa, sozinho, vendo a posse de Barak Obama como 44�. Presidente dos Estados Unidos da Am�rica
OBAMA NAS ALTURAS!
Foto: http://veja.abril.com.br

Passei o dia inteiro em casa, sozinho, vendo a posse de Barak Obama como 44�. Presidente dos Estados Unidos da Am�rica, primeiro presidente negro - ou afroamericano, como eles preferem dizer. Um dia hist�rico sem d�vida. Confesso que fiquei impressionado com a sua aparente tranquilidade, como se estivesse diante de um evento corriqueiro e n�o tornando-se o homem mais poderoso do planeta ou, se pensarmos de outra forma, o homem que est� herdando um dos maiores abacaxis do mundo para descascar. Estou escrevendo agora, no dia da posse, e sei que amanh� ele tem um encontro marcado com a realidade e fico imaginando como estar� a cabe�a dele quando finalmente coloc�-la no travesseiro ap�s a maratona de atividades que ter� enfrentado.

Terminada a euforia coletiva, o que vem pela frente s�o eles, os problemas, os conflitos, as crises. Pelo tom do seu discurso podemos sentir que, apesar de estar nas alturas, Obama tem os p�s no ch�o. Tor�o muito por ele, pelo seu governo, pelo nosso planeta. Os desafios s�o enormes, as responsabilidades tamb�m, quase do tamanho das cr�ticas que vir�o, fundadas ou infundadas, justas ou injustas como sempre acontece na pol�tica. O que o espera, afinal?

Primeiramente, a crise financeira mundial iniciada no seu pa�s e espalhada para o resto do mundo. A prioridade � aprovar no Congresso um novo pacote econ�mico de uns 775 bilh�es de d�lares para aquecer a economia. O objetivo � criar cerca de 3,5 milh�es de postos de trabalho nos pr�ximos dois anos, al�m de cortar impostos, ampliar a dura��o e os benef�cios do seguro-desemprego e ajudar estados e munic�pios com graves problemas de caixa para pagar funcion�rios p�blicos e manter servi�os essenciais. O risco � as novas medidas de est�mulo econ�mico inchar ainda mais o d�ficit or�ament�rio do governo (algo como 1 trilh�o de d�lares em 2009). O Partido Democrata j� est� dividido, uma das alas acha que o novo presidente ter� de dizer aos eleitores que algumas das promessas de campanha ser�o adiadas para n�o agravar a situa��o fiscal. Outra defende o contr�rio, que o crime mais grave no momento seria esfriar o �nimo dos americanos. Obama pretende reescrever as regras que comandam os preg�es, de olho nos vil�es da crise atual: hedge funds, corretores imobili�rios, corretores derivativos e ag�ncias de classifica��o de risco.

Se ele j� tem poucos problemas internos, que dir� os externos. Bush sempre foi taxativo em n�o manter di�logo com o governo iraniano, principalmente sobre o programa nuclear daquele pa�s, o qual, segundo Obama, "poderia desencadear uma corrida nuclear no Oriente M�dio". No in�cio ele tentar� o di�logo com Teer�, mas as conversas podem nem sempre ser pac�ficas porque ele j� revelou que pretende cobrar do Ir� sua atitude de exportar o terrorismo por meio do movimento isl�mico palestino Hamas e do grupo radical xiita liban�s Hezbollah. Outra promessa de campanha que exigir� muito dele � a da retirada das tropas americanas do Iraque. A retirada dever� ocorrer ao ritmo de uma a duas brigadas por m�s para dar tempo ao governo iraquiano de organizar suas pr�prias for�as armadas. Mesmo assim, um pequeno contingente americano dever� ser mantido no Iraque.

Outro osso duro no caminho do novo presidente encontra-se em alguma caverna do Afeganist�o. Ele mesmo, Osama Bin Laden. Ele prometeu atacar a Al Qaeda, especialmente Bin Laden, com ou sem a ajuda do Paquist�o. Ser� Obama X Osama, aguardem! Mas ele n�o pretende se concentrar apenas na luta armada. Quer melhorar o desempenho do novo governo afeg�o para aumentar a qualidade de vida da sua popula��o. De quebra, quer entrar em acordo com o Paquist�o para garantir que terroristas n�o estabele�am acampamentos de treinamentos na fronteira entre os dois pa�ses.

Por falar em terroristas, Obama apoia o desejo de Israel de se defender dos disparos de foguetes do Hamas, mas se incomoda com os tr�gicos custos humanit�rios trazidos pelo conflito no Oriente M�dio e com a dor e o sofrimento de civis palestinos e israelenses. Bush alertou-o sobre a possibilidade dos ataques se reverterem em atentados contra os Estados Unidos, a Al Qaeda at� j� publicou uma mensagem em que acusa Obama de ser c�mplice da ofensiva israelense. Mesmo assim, sua equipe j� declarou que ele est� disposto a fazer de tudo pela paz no Oriente M�dio.

No que depender de Obama, a boa imagem que ele cultiva no exterior poder� ter influ�ncia positiva no seu governo. Para especialistas, o novo presidente ser� capaz de melhorar a imagem dos Estados Unidos nos outros pa�ses, como os europeus. Um dos principais trunfos para promover a imagem do pa�s � fechar a pris�o de Guant�namo. Mesmo que n�o possa ser feito com a rapidez prometida, o fim da pris�o e das torturas durante os interrogat�rios servir�o como ponto-chave para diferenciar a imagem de Obama da de Bush, que deixa o governo sob a rejei��o de boa parte do mundo.

Os Estados Unidos dever�o se engajar nas negocia��es para liderar o mundo em uma nova era de coopera��o mundial para combater o aquecimento global. O atual presidente deseja investir 15 bilh�es de d�lares por ano para promover energia limpa, como a solar, a e�lica e tamb�m uma nova gera��o de biocombust�veis. As montadoras � beira do colapso dever�o investir o dinheiro do socorro governamental em novas tecnologias, como a de carros flex e de baixo consumo de gasolina.

E quanto � promessa de mudan�a que foi tema da sua campanha presidencial? Quem espera mudan�as radicais pode se decepcionar. Ele montou sua equipe com profissionais experientes e respeitados, mas que n�o expressam nada de novo para a pol�tica americana. Para n�o correr o risco de fracassar logo na largada, ele se ap�ia na experi�ncia, na estabilidade e no realismo. N�o corresponder �s expectativas criadas em torno de sua posse pode fazer com que ele perca prest�gio junto � comunidade internacional e � popula��o. Dele se espera quase tudo: que promova a paz no Oriente M�dio, controle os �mpetos imperiais da R�ssia, d� aten��o especial � Am�rica Latina, contribua para evitar o aquecimento global, supere a crise financeira mundial e evite uma recess�o dolorosa. Dentro dos Estados Unidos, dele se espera que adote um sistema universal de sa�de, rompa com a depend�ncia do petr�leo, produza energia limpa e renov�vel, promova a paz, apanhe Bin Laden e revalorize o d�lar. � muita coisa para um homem s�!

O dia hist�rico aconteceu de verdade e promoveu comemora��es em quase todo o mundo, criou expectativas enormes, sonhos e ilus�es. E amanh�, como ser�? Fa�o minhas as palavras do jornalista Reinaldo Azevedo: "Mas o mundo � aquele com que nos deparamos ao acordar, n�o o com que sonhamos ao dormir... O OBAMA QUE H� encarna todos os nossos anseios de um mundo mais justo e equilibrado � �, portanto, uma ilus�o. O VERDADEIO OBAMA � AQUELE A HAVER, est� no futuro. E n�o o conhecemos porque ainda n�o nos � dado viajar ao tempo... o candidato Obama j� fez hist�ria. Mas a hist�ria ainda far� o presidente Obama".

Visite meu blog: http://www.blogdopaulista.blogspot.com


Fonte: O Autor
 
Por:  Paulo Araujo    |      Imprimir