Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-01-2009

Barack Hussein Obama toma posse como o 44º presidente dos Es
Obama, já presidente, caminha com Michelle na direção da Casa Branca.
Barack Hussein Obama toma posse como o 44º presidente dos Es
Foto: AFP

O 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, de 47 anos, tomou posse no início da tarde desta terça-feira (20), em Washington DC, em meio a uma multidão de pessoas que viajaram à capital do país para acompanhar o momento histórico.

É a primeira vez que um negro assume o cargo mais importante do Executivo norte-americano.

Em seu discurso de posse, Obama alertou para os desafios, apelou para a responsabilidade, pediu esperança e previu uma "nova era" para seu país e para o mundo.

Ele vai passar a governar sob expectativa e cobrança globais, em meio a uma forte crise financeira e após dois questionáveis mandatos de seu predecessor, o republicano George W. Bush.

Antes mesmo de prestar juramento, ao meio-dia (15h em Brasília) Obama se tornou presidente oficialmente, seguindo o que diz a Constituição do país. Ele prestou juramento às 12h06 locais (15h06 de Brasília) com a mão sobre a mesma Bíblia usada em 1861 por Abraham Lincoln.

Ele repetiu um breve texto previsto na Constituição. "Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos e, na medida de minhas possibilidades, salvaguardar, proteger e defender a Constituição Estados Unidos".

Obama até titubeou durante a leitura do texto e depois sorriu.

Apesar da polêmica em que ateus pediram que não houvesse menções religiosas no juramento, ele incluiu o "so help me God" (com a ajuda de Deus, em tradução livre), que encerra o juramento desde o século XVIII.

O juramento foi feito diante do presidente da Corte Suprema dos EUA, John Roberts.

Momentos antes tinha sido a vez de o vice-presidente Joseph Biden fazer seu juramento, perante o juiz do Tribunal Supremo John Paul Stevens.

Na tribuna presidencial do Capitólio, estavam todos os ex-presidentes vivos dos EUA: George W. Bush, Bill Clinton, George H. W. Bush - pai do ex-líder - e Jimmy Carter. Todos eles estiveram acompanhados por suas mulheres -inclusive Hillary Clinton, a escolhida por Obama para secretária de Estado, principal cargo da diplomacia norte-americana.

Discurso

Obama abriu seu discurso inaugural como presidente se dizendo gratificado e humilde pela confiança dos cidadãos do país. Ele agradeceu pelo serviço de Bush como seu antecessor e pela cooperação no processo de transição.

Ele lembrou as crises que o país vive, mencionou que os EUA estão envolvidos em guerras contra o ódio e a violência, e os problemas econômicos. "Hoje, eu digo que os desafios que encaramos são reais. Eles são sérios e eles são muitos. Eles não vão ser vencidos facilmente, ou em um curto período de tempo. Mas sei disso, América, eles vão ser vencidos", disse.

"Neste dia, nos reunimos porque escolhemos esperança em vez de medo, unidade de propósito em vez de conflito e discórdia", continuou, lembrando o tema da sua campanha durante as eleições.

Ele disse que passou o tempo de proteger interesses estreitos e evitar medidas impopulares. "Começando hoje, devemos nos reerguer, limpar a poeira e recomeçar o trabalho de refazer a América".

Obama pediu aos americanos o início de "uma nova era de responsabilidade" em suas vidas e um novo papel para o país no mundo, baseado na cooperação e no diálogo. O novo presidente fez um apelo pelos valores fundamentais dos EUA para começar um novo capítulo na história americana.

"Neste dia, proclamo o fim das queixas mesquinhas e das falsas promessas, das recriminações e dos dogmas desgastados que durante tanto tempo estrangularam nossa política", disse.

Roteiro

A cerimônia no Capitólio terminou após os juramentos, orações e canções. Por volta das 16h (de Brasília), 13h locais, o presidente Barack Obama e a primeira-dama, Michelle, saíram para almoçar com os congressistas.

Durante o almoço, o senador Ted Kennedy passou mal e teve de ser levado ao hospital. O também democrata Robert Byrd também teve um mal-estar. Obama disse, em discurso, que iria dedicar orações a Kennedy e às sua família.

O agora ex-presidente americano George W. Bush saiu em seguida de helicóptero militar e partiu de avião rumo ao Texas.

Por volta das 18h15 de Brasília Obama participou de parada que seguiu do Capitólio até a Casa Branca, passando pela avenida Pensilvânia. Então, ele entrou na Casa Branca pela primeira vez já como presidente.

Depois, uma série de bailes pela capital comemoraram a posse.

Barack Hussein Obama toma posse como o 44º presidente dos Estados Unidos
Democrata é o primeiro negro a assumir a Presidência do país.
"Desafios são reais e serão vencidos", disse ele em discurso.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir